Instituto Sports

Noticias

Santos entra para o calendrio ITF com o primeiro torneio Future do Pas


15 de novembro de 2017

Compartilhe:

Santos – Evento fundamental para a formação de jovens tenistas, a gira de torneios Future chega ao Brasil em novembro (11 a 19) com a primeira edição do IS Open Santos. Chancelada pela ITF (Federação Internacional do Tênis), a competição contabiliza pontos para o ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e estabelece US$ 15 mil (aproximadamente R$ 48 mil) como premiação total para os jogadores.

Os eventos da série Future são tradicionalmente realizados para que os jogadores somem os seus primeiros pontos na ATP, tornando esta competição primordial na transição dos juvenis para o circuito profissional. O presidente do Instituto Sports, Danilo Marcelino, valoriza a realização destes eventos no Brasil.

“Os Futures são a porta de entrada para o circuito profissional do tênis. Em novembro, a cidade de Santos deverá reunir as principais apostas do tênis brasileiro em busca dos primeiros pontos na ATP. Além disso, estes torneios sempre oferecem a oportunidade dos mais jovens competirem com jogadores experientes que também precisam seguir pontuando no ranking”, avalia Marcelino, que exercerá a posição de diretor do IS Open Santos.

Na próxima semana, a ITF irá anunciar a lista com 20 jogadores inscritos para a disputa no saibro do Tênis Clube santista. Em seguida, a organização revelará quatro wild cards (convidados) que irão compor a chave principal, finalizada com outros oito jogadores provenientes do qualifying.

ITF Futures

Considerado o primeiro estágio do circuito profissional, os eventos da série Future sucederam os torneios Satellites e são organizados pela ITF, a mesma entidade responsável pelos Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Segundo informações divulgadas pela ATP, em 2014, todos os tenistas presentes em seu ranking mundial em algum momento da carreira passaram pelo circuito Future ou Satellites.

A competição, segundo regulamento da ITF, exige que cada país realize ao menos três eventos em semanas consecutivas. Desta forma, Santos abre o calendário como o primeiro Future brasileiro, em 2017, e nas semanas seguintes a gira segue para São Paulo, em outro evento organizado pelo Instituto Sports, e se encerra em São Carlos, no interior do estado.

— O IS Open Santos é realizado por meio da Lei Paulista de Incentivo, do Governo do Estado de São Paulo, e tem o copatrocínio de Aché, AccorHotels, Motorola, Algar, Raízen, April, Estácio de Sá, Azul – Transportadora Oficial, Alupar, Taesa, Frooty Açaí, Santos Brasil, Stella Artois e FlexForm – e apoio da ITF, Tênis Clube de Santos e CBT/ Correios. A realização é do Instituto Sports.