1 de outubro de 2019
Campinas, 01 de outubro de 2019 – A estreia do paulista Thomaz Bellucci no Campeonato Internacional de Tênis terminou de maneira inesperada na noite desta terça-feira. Após vencer um set muito equilibrado, o cabeça-de-chave 16 viu o rival ser desqualificado e está nas oitavas de final na Sociedade Hípica de Campinas.
Bellucci e Christian Lindell, carioca que defende a Suécia no circuito, se alternaram na liderança do jogo. O paulista largou com 3/0, mas Lindell se recuperou e chegou a sacar para o set em 6/5. Bellucci devolveu a quebra e, com apoio da torcida que lotou a quadra central, levou a melhor no tiebreak.
“É normal (oscilar) na situação em que eu estou, ganhando poucas partidas, sem ritmo de jogo. Mas o importante foi conseguir me manter firme no jogo e ganhar o tiebreak”, disse Bellucci.
Assim que o set terminou, Lindell acertou uma raquetada na rede e foi vaiado por parte da torcida. Depois de discutir brevemente com um torcedor, o sueco foi desclassificado por abuso verbal, com a presença do supervisor do torneio em quadra.
“Não foi o final que eu desejava”, lamentou Bellucci. “Eu até falei que poderia jogar, mas é uma regra da ATP que tem que ser cumprida. É triste, às vezes o jogador está de cabeça quente e acaba fazendo coisas de que se arrepende. Com certeza o Christian se arrependeu. Eu me ponho no lugar dele, não é fácil receber crítica jogando dentro do seu país, mas você tem que saber que essas coisas vão acontecer e você tem que continuar jogando e fazer o seu melhor dentro de quadra”.
Lindell lamentou a desclassificação e explicou o que aconteceu quando perdeu o tiebreak. “O jogo foi decidido em um ou dois pontos no tiebreak. Eu obviamente estava irritado, porque saquei em 6/5 e 30-0. Dei uma raquetada na rede, o público começa a vaiar, até aí tudo bem. Pedi para ir ao banheiro e aí um torcedor me xingou diretamente. Eu peguei as minhas coisas para ir e ele me xingou de novo. Aí eu não aguentei e xinguei ele de volta. Uma coisa é vaiar depois de eu tomar advertência, isso é normal. Agora, xingar duas vezes sem motivo algum, eu não consegui não revidar. E não sabia que era desclassificação, senão eu não teria feito”.
Bellucci volta à quadra na quinta-feira, em busca de vaga nas quartas de final diante do argentino Leonardo Mayer, 97º do mundo e cabeça 2. Eles já duelaram tanto em Challenger como em ATP, e o último confronto foi em 2015, pela Copa Davis. O argentino levou a melhor em casa e o histórico completo aponta empate após seis duelos entre eles.
“Eu conheço muito bem o Mayer. Tanto como jogador como pessoa, a gente é amigo fora da quadra. Com certeza vai ser muito difícil, mas ao mesmo tempo é um jogo que me desafia e eu tenho que subir o meu nível”, antecipa o paulista.
Nesta terça, Mayer teve dificuldades diante do jovem compatriota Camilo Ugo Carabelli, de 20 anos. O ex-número 21 do mundo avançou após 1h39 e dois sets equilibrados, parciais de 7/6(1) 6/4. Esta é a sua primeira aparição no ATP Challenger de Campinas.
RESULTADOS DE TERÇA-FEIRA
Segunda rodada
O. Luz (BRA) d. [9] J. Menezes (BRA) 64 64
N. Alvarez (PER) d. [15] J. Jahn (ALE) 64 62
A. Gonzalez (COL) d. [12] J. Hernandez-Fernandez (DOM) 76(4) 67(7) 63
J. P. Ficovich (ARG) d. [8] F. Mena (ARG) 64 61
[16] T. Bellucci (BRA) d. C. Lindell (SUE) 76(4) 00 Defaulted
[2] L. Mayer (ARG) d. C. Ugo Carabelli (ARG) 76(1) 64
Primeira rodada
G. Elias (POR) d. M. Cuevas (URU) 75 62
D. Hidalgo (EQU) d. [Q] d. D. Dutra da Silva (BRA) 64 40 Ret
M. Hamou (FRA) d. N. Mejia (COL) 63 63
G. Villanueva (ARG) d. [Q] F. Romboli (BRA) 62 62
–
Serviços – ATP Challenger de Campinas
ATP Challenger
Cidade: Campinas/ SP
Data: 30 de setembro a 06 de outubro
Premiação: US$ 54.160,00
Sede: Sociedade Hípica de Campinas – Endereço: Rua Buriti, s/n – Bairro das Palmeiras
Entrada Gratuita
–
Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports) e Facebook (facebook.com/institutosports). Compartilhe #CampinasATPChallenger
Baixe as fotos do torneio no Flickr: www.flickr.com/institutosports
–
A nona edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentada pelo Santander e Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e conta com o copatrocínio de Le Club AccorHotels, Motorola, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Hospital Vera Cruz, Wappa, Tegra, EY, Stella Artois, Alupar, Taesa. E com o apoio de Aberje, ZetaFlex, Ultra Shine – Bola Oficial, Asics – Marca Esportiva Oficial, Elemidia, Tessaro Home & Garden, Grupo Placar e Sociedade Hípica de Campinas – Sede da Competição. O evento integra o calendário ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.