6 de outubro de 2019
Campinas, 06 de outubro de 2019 – O peruano Juan Pablo Varillas coroou a melhor semana da carreira conquistando seu título mais importante no dia em que completou 24 anos, neste domingo, no Campeonato Internacional de Tênis. De virada, ele se tornou apenas o quinto peruano a levantar um troféu de Challenger ao superar o argentino Juan Pablo Ficovich, com parciais de 2/6 7/6(4) 6/2.
“É o nível de tênis mais alto que joguei, espero seguir crescendo e jogando finais desse tipo”, comemorou o primeiro peruano a decidir um Challenger desde 2008. “Antes da partida conversei com o meu treinador e lembrei que a primeira vez que vim ao Brasil foi para dois qualifyings de Challengers. Eu vi partidas duríssimas, não me via jogando naquele nível nunca. Quatro anos depois, ganhar um Challenger aqui é fruto de muito trabalho e de seguir lutando mesmo quando as coisas não saem bem. Estou muito feliz”.
Com o título, Varillas soma 80 pontos no ranking mundial e fatura US$ 7,2 mil em premiação. Atual 332º na ATP, ele irá subir mais de 90 colocações na lista que será atualizada nesta segunda-feira. Assim, vai estabelecer o recorde pessoal, figurando entre os 240 do mundo. Até esta semana, os maiores títulos de Varillas haviam sido cinco ITFs.
A decisão começou com chances para os dois lados nos três primeiros games, mas somente o argentino aproveitou e rapidamente abriu duas quebras de vantagem. Ficovich cedeu apenas mais três pontos no serviço e fechou a parcial em 34 minutos. No segundo set, as únicas chances de quebra surgiram no último game, quando o argentino salvou quatro set points, mas em seguida não evitou o empate no tiebreak.
O título ficou mais perto do peruano após abrir 3/2 e salvar um break point no game mais longo do jogo para confirmar a vantagem. Ficovich não teve forças para reagir, voltou a ser quebrado no sétimo game e Varillas comemorou após 2h26.
“Nos dois primeiros sets não joguei como vinha jogando durante a semana, estava muito nervoso, por ser a primeira vez em uma final desse tamanho. O melhor que fiz foi me concentrar só nos meus games de saque. Com os games confirmados fiquei mais tranquilo e consegui jogar mais solto”, analisou Varillas.
A campanha inédita em Campinas também irá render o melhor ranking a Ficovich. O 325º colocado dará um salto de 60 posições e entrará no top 300 com os 48 pontos pelo vice-campeonato na Sociedade Hípica de Campinas.
CAMPANHA DO TÍTULO
Primeira rodada: d. Oscar Gutierrez (BRA) 62 62
Segunda rodada: d. [7] Facundo Bagnis (ARG) 62 64
Oitavas de final: d. [10] Andrea Collarini (ARG) 76(5) 62
Quartas de final: d. Diego Hidalgo (EQU) 61 62
Semifinal: d. [5] Federico Coria (ARG) 60 64
Final: d. Juan Pablo Ficovich (ARG) 26 76(4) 62
–
QUADRO DE CAMPEÕES – ATP CHALLENGER DE CAMPINAS
2019: Juan Pablo Varillas (PER)
2018: Christian Garin (CHI)
2017: Gastão Elias (POR)
2016: Facundo Bagnis (ARG)
2015: Facundo Arguello (ARG)
2014: Diego Schwartzman (ARG)
2013: Guilherme Clezar (BRA)
2012: Guido Pella (ARG)
2011: Maximo Gonzalez (ARG)
–
Serviços – ATP Challenger de Campinas
ATP Challenger
Cidade: Campinas/ SP
Data: 30 de setembro a 06 de outubro
Premiação: US$ 54.160,00
Sede: Sociedade Hípica de Campinas – Endereço: Rua Buriti, s/n – Bairro das Palmeiras
Entrada Gratuita
–
Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports) e Facebook (facebook.com/institutosports). Compartilhe #CampinasATPChallenger
Baixe as fotos do torneio no Flickr: www.flickr.com/institutosports
–
A nona edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentada pelo Santander e Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e conta com o copatrocínio de Le Club AccorHotels, Motorola, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Hospital Vera Cruz, Wappa, Tegra, EY, Stella Artois, Alupar, Taesa. E com o apoio de Aberje, ZetaFlex, Ultra Shine – Bola Oficial, Asics – Marca Esportiva Oficial, Elemidia, Tessaro Home & Garden, Grupo Placar e Sociedade Hípica de Campinas – Sede da Competição. O evento integra o calendário ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.