6 de dezembro de 2020
Campinas, 06 de dezembro de 2020 – O argentino Francisco Cerundolo coroou o melhor momento da carreira encerrando o ano com a conquista da 10ª edição do Campeonato Internacional de Tênis, neste domingo. Nas quadras de saibro da Sociedade Hípica de Campinas, o jogador de 22 anos levantou seu terceiro troféu de ATP Challenger ao superar o espanhol Roberto Carballes Baena, com parciais de 6/4 3/6 6/3, em 2h14 de partida.
“Estou muito contente, foi uma semana incrível. Ganhar o segundo título em três semanas é algo que não esperava e estou muito contente pela maneira como terminei o ano”, comemorou Cerundolo, que há 15 dias saiu vitorioso em Guayaquil.
O argentino começou a temporada como 248º do mundo, chegou ao interior paulista com o melhor ranking pessoal (159º) e deve aparecer entre os 140 nesta segunda-feira. Com a conquista do torneio mais tradicional do Brasil somou 80 pontos e recebeu premiação de US$ 7.200. Cerundolo é o sexto argentino a triunfar em Campinas e nas oitavas de final esteve a um ponto da eliminação, contra o compatriota Facundo Mena.
“É incrível. Na segunda rodada não joguei bem, Mena deixou a partida muito difícil, me fez jogar mal, mas consegui me manter firme de cabeça. Salvar um match point e depois terminar a semana com o troféu é incrível”, lembrou o argentino.
O grande momento de Cerundolo é comprovado nos números, especialmente no segundo semestre. Ele é o tenista com mais vitórias em Challengers após a pausa do circuito por conta da pandemia, com 22, e faturou os três títulos da carreira nesse nível nos últimos três meses. Com isso, divide a liderança em troféus na temporada com o espanhol Carlos Alcaraz.
“Terminar o ano em 140 do mundo não estava nos meus planos, é uma loucura. Agora vou voltar para a Argentina para descansar, festejar com os meus amigos e com a minha família e depois começar a pensar nos objetivos e no calendário do ano que vem”, concluiu.
Apesar do vice-campeonato, Carballes Baena destacou o lado positivo de sua primeira campanha no ATP Challenger de Campinas, que o colocará de volta no top 100. “Este é um torneio muito bom, o clube tem ótimas instalações. Lamento pela final, mas estou contente pela semana. O objetivo era terminar no top 100 e jogar na Austrália”, analisou o espanhol, já de olho no primeiro Grand Slam de 2021.
CAMPANHA DO TÍTULO NO CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TÊNIS:
Primeira rodada: d. Pedro Sakamoto (BRA) 6/1 6/3
Oitavas de final: d. Facundo Mena (ARG) 4/6 7/5 7/6(0)
Quartas de final: d. [3] Facundo Bagnis (ARG) 6/2 7/5
Semifinal: d. Felipe Meligeni (BRA) 6/1 6/4
Final: d. [1] Roberto Carballes Baena (ESP) 6/4 3/6 6/3
QUADRO DE CAMPEÕES – ATP CHALLENGER DE CAMPINAS
2020: Francisco Cerundolo (ARG)
2019: Juan Pablo Varillas (PER)
2018: Christian Garin (CHI)
2017: Gastão Elias (POR)
2016: Facundo Bagnis (ARG)
2015: Facundo Arguello (ARG)
2014: Diego Schwartzman (ARG)
2013: Guilherme Clezar (BRA)
2012: Guido Pella (ARG)
2011: Maximo Gonzalez (ARG)
–
Serviços – ATP Challenger de Campinas
ATP Challenger
Cidade: Campinas/ SP
Data: 28 de novembro a 06 de dezembro
Premiação: US$ 52.080,00
Sede: Sociedade Hípica de Campinas
–
Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports) e Facebook (facebook.com/institutosports). Compartilhe #CampinasATPChallenger
Todas as fotos do evento estão disponíveis em nossa página no Flickr, faça o download: https://www.flickr.com/photos/institutosports.
–
A 10ª edição do Campeonato Internacional de Tênis foi apresentada pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e contou com o copatrocínio de Getnet, Zurich Santander, Santander Seguros e Previdência, Hospital Vera Cruz, Elgin, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, ALL – Accor Live Limitless, Vivara, Alupar, Taesa, Aberje, Ares do Campo – Ovos Caipiras, Stella Artois, Ultra Shine – Bola Oficial e MED WAY – Máscaras Descartáveis. O evento contou também com o apoio da Sociedade Hípica de Campinas – Sede da Competição, BandSports – Emissora Oficial, Rádio Nova Brasil, Rádio Central AM e Eletromidia. O evento integra o calendário mundial ATP Challenger 80. A realização foi do Instituto Sports.