7 de outubro de 2022
Campinas, 7 de outubro de 2022 – Os últimos dois semifinalistas do Campeonato Internacional de Tênis foram conhecidos na rodada noturna desta sexta-feira. O italiano Luciano Darderi e o peruano Juan Pablo Varillas disputaram ponto a ponto por uma vaga na final do torneio sediado na Sociedade Hípica de Campinas neste sábado (08). A competição conta com patrocínio do Santander Brasil e distribui US$ 53,1 mil em prêmios, além de reservar 80 pontos ao campeão.
Após o britânico Jan Choinski e o suíço Remy Bertola assegurarem uma vaga para a Europa na decisão de domingo (09), o tênis sul-americano deu o troco com Juan Pablo Varillas. O peruano, 107º do mundo e cabeça 2, derrotou o qualifier argentino Facundo Juarez por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3.
Aos 26 anos, Varillas vai em busca de sua segunda taça no ATP Challenger de Campinas, após a campanha mágica de 2019. “Me sinto mais maduro e capacitado do que há três anos, quando venci aqui, resultado que ninguém esperava, tampouco eu. Gosto do torneio aqui, me adapto muito bem às condições e quero seguir indo jogo a jogo. Sinto que meu nível está melhorando e amanhã estou preparado”, avaliou.
Até aqui, Varillas vem “passando em branco” em 2022. Seu melhor resultado na temporada foi o vice-campeonato do Challenger de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em março, em um calendário recheado também de ATPs.
Na última partida desta sexta, o argentino Facundo Bagnis, cabeça de chave 3, teve dois match points no 2º set para avançar às semifinais, porém o italiano Luciano Darderi, em uma semana mágica, conquistou seu terceiro triunfo consecutivo em Campinas na parcial decisiva.
Algoz de Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli, Darderi levou a melhor sobre Bagnis com parciais de 0/6, 7/5 e 6/2, em 2h13. “Foi um jogo muito difícil, assim como nos jogos contra Felipe (Meligeni) e Matheus (Pucinelli), quando tive a torcida contra. Tive que lidar com toda a pressão e me sinto bem por estar nas semifinais. Eu me sinto adaptado às condições aqui em Campinas e amanhã novamente vou lutar até a última bola”, declarou o 187º do ranking da ATP.
O confronto entre Varillas e Darderi será inédito pelo circuito profissional. Quem vencer, garante 50 pontos no ranking e mais US$ 7,2 mil na conta.
SÁBADO IMPERDÍVEL
As semifinais de simples estão programadas para este sábado a partir das 10h50 (horário de Brasília). Surpresas em Campinas, o qualifier britânico Jan Choinski encara o suíço Remy Bertola, que entrou na chave como lucky-loser, no primeiro jogo do dia.
Na sequência, Varillas enfrenta Bagnis na mesma quadra João Lima. Finalmente, após o duelo, acontece a final da chave de duplas, que destacará campeões da América do Sul. Os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, cabeças 2, enfrentam os argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Duran, cabeças 3. A entrada é gratuita ao público.
Confira a programação deste sábado no ATP Challenger de Campinas:
QUADRA JOÃO LIMA – A partir das 10h50 (horário de Brasília)
Jan Choinski (GBR) vs. Remy Bertola (SUI)
Juan Pablo Varillas (PER) [2] vs. Luciano Darderi (ITA)
A seguir – Final de Duplas
Guido Andreozzi (ARG)/Guillermo Duran (ARG) [3] vs. Boris Arias (BOL)/Federico Zeballos (BOL) [2]
Serviços:
Campeonato Internacional de Tênis 2022 – ATP Challenger 80
Data: 02 a 09 de outubro
Sede: Sociedade Hípica de Campinas
Rua Buriti, s/no (Estrada de Souzas) – Jardim das Palmeiras
Campinas/ SP
Entrada Gratuita