8 de outubro de 2022
Campinas, 8 de outubro de 2022 – A grande final da 12ª edição do Campeonato Internacional de Tênis será protagonizada pela Grã-Bretanha e o Peru, duelo inédito na Sociedade Hípica de Campinas. O qualifier Jan Choinski e o peruano Juan Pablo Varillas, campeão em 2019, carimbaram vaga na decisão e disputarão o troféu neste domingo (09) às 12h (horário de Brasília). O torneio conta com patrocínio do Santander Brasil e distribui US$ 53,1 mil em prêmios, além de reservar 80 pontos ao campeão.
Abrindo a programação da quadra João Lima, o britânico Jan Choinski, 457º do ranking, comprovou toda a confiança adquirida na semana e derrotou com autoridade o suíço Remy Bertola, 450º do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4, em 1h24. O jogador de 26 anos se mostrou totalmente adaptado ao forte calor de Campinas e não acusou o cansaço, mesmo após cinco partidas vencidas desde o qualifying.
“Foi um jogo fantástico. Pela primeira vez aqui, joguei com a quadra lotada em Campinas, o que torna ainda mais especial, porque sempre gosto de jogar diante da torcida. É para isso que trabalho no dia a dia. E ter o apoio da torcida certamente valoriza ainda mais a vitória”, comemorou Choinski, que disputará a sua segunda final de Challenger da carreira. Em 2018, o britânico foi vice-campeão em Meerbusch, na Alemanha, também no saibro.
É a primeira vez na história do ATP Challenger de Campinas que um tenista vindo do qualifying alcança a decisão. Até aqui, Choinski conquista 50 pontos e subirá mais de 100 posições na lista da ATP da próxima segunda-feira (10). Em busca do maior título da carreira, o britânico enfrentará o peruano Juan Pablo Varillas, 107º do mundo, que eliminou o italiano Luciano Darderi na segunda semifinal por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h33.
Atual 107º do ranking, Varillas guarda boas recordações do ATP Challenger de Campinas, afinal, em 2019, surpreendeu os favoritos ao levar a taça, curiosamente a sua 1ª neste nível de competição. E neste domingo, o cabeça 2 pode se tornar o primeiro bicampeão do evento mais longevo do Brasil no calendário da entidade.
Após a partida, o próprio Varillas se mostrou muito satisfeito em somar seu 11º triunfo em 12 partidas em Campinas. “Estou muito feliz em chegar à final mais uma vez. Foi uma partida muito difícil, assim como tem sido em toda a semana. Guardo ótimas recordações de Campinas, que foi meu primeiro título de Challenger na carreira. Na época, nem eu esperava um resultado tão bom”, avaliou o tenista, que ainda não perdeu sets na atual edição.
Sobre o confronto inédito diante de Choinski, Varillas revela que tem acompanhado o rival ao longo da semana. “Jan está jogando um tênis muito sólido, disputou mais partidas do que eu na semana, por ter vindo do qualifying. Mas, como sempre, vou entrar amanhã com muita garra e tentarei meu primeiro título do ano”, completou o peruano, que, em 2022, se aventurou em vários torneios ATPs.
A final do Campeonato Internacional de Tênis está marcada para 12h deste domingo na quadra João Lima. O Bandsports transmite a partida ao vivo e com exclusividade.
Confira os resultados deste sábado no ATP Challenger de Campinas:
Semifinais – Chave de Simples
Jan Choinski (GBR) d. Remy Bertola (SUI), 6/4 e 6/4
Juan Pablo Varillas (PER) [2] d. Luciano Darderi (ITA), 6/3 e 6/4
Serviços:
Campeonato Internacional de Tênis 2022 – ATP Challenger 80
Data: 02 a 09 de outubro
Sede: Sociedade Hípica de Campinas
Rua Buriti, s/no (Estrada de Souzas) – Jardim das Palmeiras
Campinas/ SP
Entrada Gratuita