Instituto Sports

Noticias

Fonseca atropela e faz clássico contra Orlandinho neste sábado por final em Mogi


28 de abril de 2023

Compartilhe:

Mogi das Cruzes (Brasil), 28 de abril de 2023 – O mau tempo em Mogi das Cruzes persistiu nesta sexta-feira (28) e fez a organização do São Paulo Tennis Classic transferir a rodada para as quadras cobertas do Kosmos Clube. Com isso, não houve mais desculpas para interrupções ou adiamentos. Os semifinalistas, assim, foram conhecidos e o país sede conta com três representantes na briga pelo título: Orlando Luz, Nicolas Zanellato e João Fonseca. O torneio é realizado pelo Instituto Sports e distribui US$ 15.000 em prêmios.

A chuva fez a organização decidir rapidamente pela transferência dos jogos para as duas quadras cobertas do Kosmos. O paulista Nicolas Zanellato, cabeça de chave 2, precisou terminar sua partida de oitavas de final e retornou à quadra horas depois para confirmar novo triunfo. De manhã, o atual número 619º do ranking derrotou o experiente Pedro Sakamoto, 945º do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7(6), 7/5 e 6/2.

©Joao Pires/Fotojump – Cabeça 2, Nicolas Zanellato precisou passar por dois jogos nesta 6ª no São Paulo Tennis Classic

No fim da tarde, Zanellato encarou o boliviano Juan Carlos Prado, sétimo favorito e um dos melhores juvenis do mundo, e fez sua melhor partida em Mogi. Em pouco mais de 1h, o paulista de 21 anos aplicou sólidos 6/1 e 6/3. Dos quatro semifinalistas, ele é o que mais acumula tempo em quadra na semana.

Vale reforçar que, na primeira rodada, Zanellato precisou salvar 8 match points para derrotar, de virada, o compatriota Igor Gimenez. “Sabia que não tinha nada a perder depois do primeiro jogo. Tive que enfrentar o Sakamoto de manhã, um jogador experiente e que já foi 250 do mundo. Mas felizmente consegui jogar bem solto contra o Prado, todas as bolas minhas entraram, então facilitou muito as coisas para mim”, declarou o brasileiro.

Por vaga na decisão, Zanellato encara o uruguaio Franco Roncadelli, cabeça 5 e atual 771º do ranking mundial. O tenista de 23 anos passou pelo qualifier Bruno Fernandez por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3. Apesar do revés, o brasileiro somará seus primeiros pontos no ranking da ATP.

Na outra semifinal, um clássico esperado pela maioria do público de Mogi das Cruzes desde o sorteio da chave: Orlando Luz, cabeça de chave 1, contra João Fonseca, de apenas 16 anos e top 10 no ranking juvenil da ITF. Será o primeiro duelo entre ambos pelo circuito profissional e, no São Paulo Tennis Classic, a trajetória dos dois é bem distinta.

Atual 465º do mundo, Orlandinho confirmou seu favoritismo nas primeiras três rodadas, mas com uma dose de sofrimento. Nesta sexta, o gaúcho de 25 anos fez duros 7/6(5) e 7/6(1) sobre o mineiro João Victor Loureiro, sexto pré-classificado, em duelo em que precisou salvar set points em ambas as parciais.

Loureiro teve vantagem de 5/3 nos dois sets e 40/15 no saque, mas Orlandinho soube reverter as ações e levou a melhor no tie-breaks nas duas ocasiões. Neste sábado (29), o gaúcho, que já esteve na mesma situação de Fonseca na década passada, crê que o público testemunhará um belo espetáculo.

“Amanhã vai ser duríssimo. O João está fazendo um belíssimo torneio, vem obtendo excelentes resultados, tem um futuro promissor. Estou muito ansioso por esse jogo. Tenho que tentar levar o jogo para meu lado, ele pega muito forte na bola e as condições aqui em Mogi favorecem um pouco o jogo dele. Mas vou traçar a melhor estratégia com treinador e tenho certeza que as coisas vão acontecer”, declarou Luz.

©Joao Pires/Fotojump – João Fonseca não tomou conhecimento de Rafael Tosetto e avançou à semifinal sem perder sets em Mogi

Por outro lado, Fonseca passeou em quadra e não demorou mais que 1h06 para frear a boa campanha do qualifier Rafael Tosetto por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0.

“Hoje foi meu melhor jogo. Consegui me impor em quadra. Saquei muito bem, não ter o serviço quebrado é uma meta aqui na semana. E estou preparado para uma batalha contra o Orlando, que é um jogador muito sólido. Mas é entrar focado em realizar meu jogo, não tem muito o que pensar no que ele pode ou não fazer. É uma questão de eu fazer o meu plano bem feito”, analisou o jogador natural do Rio de Janeiro, que vem de quartas no Challenger de Florianópolis.

Neste sábado, a programação da quadra central começa a partir das 10h30 (horário de Brasília) com entrada gratuita ao público. A semifinal que abre o dia é exatamente o confronto entre Orlandinho e João Fonseca. Logo em seguida, Zanellato tenta confirmar uma final verde e amarela diante do uruguaio Roncadelli.

Veja os resultados desta sexta-feira no São Paulo Tennis Classic:

Oitavas de final – Simples

Juan Carlos Prado Angelo (BOL) [7] d. Henrique Costanzi de Brito (BRA), 6/4, 3/6 e 6/4
Nicolas Zanellato (BRA) [2] d. Pedro Sakamoto (BRA), 6/7(6), 7/5 e 6/2

Quartas de final – Simples

João Fonseca (BRA) [8] d. Rafael Tosetto (BRA), 6/2 e 6/0
Orlando Luz (BRA) [1] d. João Victor Loureiro (BRA) [6], 7/6(5) e 7/6(1)
Franco Roncadelli (URU) [5] d. Bruno Fernandez (BRA), 6/2 e 6/3
Nicolas Zanellato (BRA) [2] d. Juan Carlos Prado Angelo (BOL) [7], 6/1 e 6/3

Quartas de final – Duplas

Gabriel Sidney (BRA)/Fernando Yamacita (BRA) [1] d. André Miele (BRA)/João Marcos Nusdeo (BRA), 6/1 e 7/5
Joel Angel Lucero (ARG)/Rocco Valente (ARG) d. Igor Gimenez (BRA)/Nicolas Zanellato (BRA) [2]
Ryan Augusto dos Santos (BRA)/Victor Tosetto (BRA) d. João Victor Loureiro (BRA)/Franco Roncadelli (URU) [3], 6/3 e 6/3
Juan Carlos Prado (BOL)/Adolfo Daniel Vallejo (PAR) [3] d. Vitor Leal (BRA)/Rafael Tosetto (BRA), 7/6(3) e 7/5

>> 

O São Paulo Tennis Classic – 2023 é realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e conta com o apoio de Shibata Supermercados, Gerdau, Azul – Transportadora Oficial, Instituto Rodobens, Alupar, Taesa, Michelob Ultra, Aberje e Candura.

O evento é chancelado pela ITF World Tennis Tour, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Sports.

>> 

SERVIÇOS
São Paulo Tennis Classic – 2023
Premiação: US$ 15.000
Data: 24 a 30 de abril
Sede: Kosmos Clube
Endereço: Av. Joaquim Pereira de Carvalho, nº 518 – Volta Fria
Mogi das Cruzes – SP

Entrada gratuita