12 de maio de 2024
A Santos Brasil Tennis Cup, ATP Challenger 50, chegou ao final neste domingo com dois tenistas em busca de seu primeiro título de Challenger da carreira.
De um lado, Hady Habib, 25 anos, ranking 286º, vivendo o melhor momento da carreira e cabeça de chave 8 da competição. Nascido em Houston, Texas, mas jogando pelo Líbano, país que defende na Copa Davis. De outro, o argentino Alejo Língua Lavallen, 23 anos, ranking atual 627º, mas que já esteve no 468º posto. Ele passou pelo qualifying, rumo à final. sete jogos, sete vitórias seguidas.
A decisão do Challenger jogada no saibro do Tênis Clube de Santos reuniu boa torcida em um calor de 34º. Habib começou na frente. Com um potente saque, o melhor da semana entre todos os jogadores, com 34 Aces no total, o libanês fez 6/4 no primeiro set. Lavallen que não estava jogando bem, no segundo aproveitou a baixa de volume de Habib e conseguiu igualar o placar com 6/4. No terceiro set Lavallen apesar do nervosismo, conseguiu fechar o jogo com 6/3.
Lavallen ganhou três títulos de torneios ITF em simples e oito em duplas, mas foi bastante afetado pela morte de seu pai há três anos, sem encontrar motivação para o esporte. Voltou com força total em 2024 e venceu outro torneio ITF M15. Embalado, veio para os Challenger brasileiros, passou o qualifying em Santos, derrubou diversos favoritos, começando pelo vice-campeão em Porto Alegre Daniel Dutra da Silva, depois os cabeças três, sete e dois e chegou na decisão.
“Não acredito ainda no título, cheguei no clube e vi todos aqueles campeões no painel e fiquei encantado. Agora meu nome vai estar ali, ainda estou nervoso, ainda é difícil acreditar que conquistei meu primeiro título, que venci jogadores que eram favoritos, é muito especial. Quero agradecer à torcida que não sei porque estava do meu lado. Foi muito bom ver isso também. Obrigado Santos”, falou Lavallen super emocionado com o troféu.
Com o título da Santos Brasil Tennis Cup Alejo Lingua Lavallen ganhou 50 pontos no ranking e vai aparecer na posição 446º, à frente de sua melhor colocação até hoje. O prêmio de Lavallen foi US$ 5.660,00. Habib ficou com US$ 3350,00 e 25 pontos.
O campeão entra para a lista dos vencedores em Santos, que já conta com nomes que entraram no Top 100, como Ivo Mudar, Gastão Elias, Maximo Gonzalez, Braz Rola e Renzo Olivo.
Campanha Alejo Língua Lavallen
Passou o quali e na chave :
Lavallen d. Dutra Silva 6/3 4/6 6/3
#3 Renzo Olivo(ARG) 7/5(2) 6/1
#7 Adolfo Vallejo(PAR) 7/5 7/6(1)
#2 santiago Taverna(ARG) 6/46/2
Todos os campeões em Santos:
2012 – Ivo Minar (CZH)
2013 – Gastão Elias (POR)
2014 – Maximo Gonzalez (ARG)
2015 – Blaz Rola (SLO)
2016 – Renzo Olivo (ARG)
2024 – Alejo Língua Lavallen
A Santos Brasil Tennis Cup, está de volta ao litoral paulista e é apresentada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, conta com o copatrocínio de Trinity, Stella Artois Pure Gold, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Alupar, Taesa, Aberje, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial. Apoio de AppTicket.
O evento é realizado no Tênis Clube de Santos, e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour
A realização é do Instituto Sports.