Instituto Sports

Noticias

Calor e umidade de Belém desafia os tenistas no Brasil Tennis Classic


3 de julho de 2024

Compartilhe:

Jogar tênis na cidade de Belém, no Pará, não é fácil. Os torneios internacionais realizados na capital paraense já derrubaram muito jogador experiente. Saber usar o calor e a umidade a seu favor é o pulo do gato.

O hoje técnico Ricardo Hocevar, ex- 149º da ATP, foi duas vezes campeão em Belém, em um Challenger em 2012 e um Future em 2014, ambos na quadra rápida. Pode-se dizer que ele aprendeu a lidar com as condições da cidade e atualmente passa isso para os atletas que estão jogando o Brasil Tennis Classic, ITF M15 na Assembleia Paraense.

“É muito quente, muito úmido, uma combinação difícil, mas se o atleta conseguir levar isso para o lado positivo, é mais uma arma contra o adversário. A maioria  já vem pensando nossa, muito difícil jogar aqui, desgasta muito, então se vc partir do princípio que eles pensam assim e vc já vem positivo, pode ser uma arma. E também se preparar bastante antes do jogo. É uma semana diferente, tem que se alimentar muito bem, a hidratação e suplementação deve ser muito bem feita”, explicou Hocevar.

O tenista Rafael Tosseto, integrante da equipe de Hocevar, concorda com o técnico.

“Estou passando por esse processo de aprendizado, sofri bastante no ano passado, minha primeira vez aqui, mas esse ano já estou me adaptando muito melhor, com suplementos certos, boa alimentação e com os conselhos do Ricardo, já estou melhor” , contou Tosseto.

Rafael Tosetto- João Pires/Fotojump

Matheus Reyes- João Pires/ Fotojump

Ponto positivo para os tenistas da cidade, acostumados às condições. Eduardo Lima, que ganhou convite da Confederação e venceu na estreia ganhando seu primeiro ponto no ranking profissional, volta a jogar nesta quinta-feira, por vaga nas quartas de final do Brasil Tennis Classic. Se ganhar, também soma dois pontos no ranking e deve aparecer perto de 1540 na lista mundial.

OBS: REGRA CALOR EXTREMO

O tênis tem regra para o calor extremo, e muitas vezes os jogos são interrompidos, como acontece no Australian Open, até a temperatura abaixar. Ou as vezes, os jogadores tem direito a 10m de descanso entre o segundo e o terceiro set. Em Belém, isso acontece com alguma frequência.

O supervisor da ITF (Federação Internacional de Tênis) Ricardo Reis, nesse caso mede a temperatura e aplica a regra.

O Ano V Brasil Tennis Classic, em Belém, é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. Esta segunda edição conta com o copatrocínio de Santos Brasil, VIVO, EMS Farmacêutica, Zurich Santander Seguros e Previdência Brasil, Alupar, Taesa, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Stella Artois Pure Gold, INNI Tournament – Bola Oficial, Aberje. Apoio de AppTicket e Federação Paraense de Tênis. Realização: Instituto Sports.

O evento acontece na Assembleia Paraense e integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour – Masculino.

Serviços:

  • Evento: Ano V – Brasil Tennis Classic – Etapa de Belém
  • Premiação: US$ 15 mil
  • Categoria: M15 – ITF World Tennis Tour – Masculino
  • Data: 01 a 07 de julho
  • Sede: Assembleia Paraense
  • Endereço: Avenida Almirante Barroso, 4614 – Souza, Belém – PA
  • Entrada: Gratuita