26 de novembro de 2024
A rodada final do qualifying no Campeonato Internacional de Tênis de Ribeirão Preto trouxe surpresas. Seis brasileiras avançaram para a chave principal, entre elas duas juvenis que disputaram um torneio profissional pela primeira vez.
As atletas de São José do Rio Preto, Luiza Ninno e Ana Júlia Sartori, são treinadas pelo ex-profissional Thiago Alves e ganharam convites para o qualifying, já que ainda não possuem ranking suficiente para competir diretamente. Ambas, atualmente na categoria 16 anos, disputam exclusivamente torneios juvenis da ITF. Acompanhadas de outras três atletas, viajaram ao torneio para adquirir experiência e avaliar seu nível em relação às jogadoras do circuito profissional.
O objetivo inicial era apenas participar e observar, mas, apresentando um tênis de qualidade, as jovens venceram as duas rodadas do qualifying e garantiram lugar na chave principal do ITF que distribui US$ 15 mil em prêmios e oferece 15 pontos no ranking mundial à campeã. O desempenho surpreendeu até mesmo as jogadoras.
“Estou muito feliz. Eu nem sabia que viria para esse torneio, então já fiquei animada só por ganhar o convite. Tinha esperança de passar o quali, mas não sabia se conseguiria. Meu técnico me orientou a jogar solta, como se fosse um treino, para aproveitar e entender o nível das jogadoras profissionais”, contou Luiza após sua vitória por 6/1 e 6/0 sobre Viviam Toma (BRA).
Ana Júlia também celebrou após uma virada contra a paraguaia Heydi Doldan, com parciais de 5/7, 6/2 e 10/7.
“Estou super feliz porque consegui me superar. Fiz um excelente jogo e quero jogar cada vez melhor. Agora, é torcer por um bom sorteio na chave principal”, disse a jovem tenista.
O técnico Jeferson Schneiker, que acompanhou as atletas no Ipê Golf Club, também fazia sua estreia em torneios profissionais e comemorou o desempenho de suas pupilas.
“É minha primeira experiência como técnico no circuito profissional. Fico muito feliz com a evolução delas, que mostra que nosso trabalho está sendo recompensado”, afirmou.
Já Thiago Alves, que está viajando, ficou sabendo do feito das meninas por telefone e comemorou à distância.
“Estou feliz demais por elas. Foram para ganhar experiência e estão aproveitando. O tênis feminino brasileiro está mostrando resultados incríveis, com a Victória (Barros) e a Naná (Nauhany Silva) sendo inspiradas pela Bia (Haddad Maia), e agora essas meninas seguem esse embalo. Vamos ver se conseguem aproveitar ainda mais a experiência de jogar uma primeira chave principal profissional”, destacou o treinador.
As outras atletas classificadas para a chave principal são:
Yasmin Costa (BRA), que venceu Heloisa Sarkis (BRA) por 6/0 e 6/1;
Larissa Silenci (BRA), que derrotou Prianka Rodricks (IND) por 6/2 e 6/1;
Lola De Leon (ARG), que superou Larissa Douek (BRA) por 6/1, 1/6 e 10/6;
Giovana Barbosa (BRA), que eliminou Lavynia Sá (BRA) por 6/0 e 6/3;
Gabriela Cho (BRA), que venceu Manuela Glaciar (BRA) por 6/4 e 6/0;
Gloria Contrino (ITA), que derrotou Mariana Silveira (BRA) por 6/3 e 6/2.
Para assistir aos jogos, basta resgatar o ingresso em www.appticket.com/wrp15
Os ingressos são liberados no dia anterior ao do jogo.
A etapa de Ribeirão Preto do Campeonato Internacional de Tênis Feminino é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Return – uma empresa Santander, Azul – Transportadora Oficial, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa, INNI Bola Oficial e Vivant Clinical Centre. A etapa conta também com o apoio de Ipê Golf Clube e Federação Paulista de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour – W15. A realização é do Instituto Sports.
Campeonato Internacional de Tênis Feminino – Etapa Ribeirão Preto