Instituto Sports

Noticias

Kaylah McPhee supera argentina e conquista primeiro título de simples da carreira em Joinville


8 de dezembro de 2024

Compartilhe:

A australiana Kaylah McPhee, atual 451ª da WTA, finalmente conquistou o primeiro troféu de simples da carreira. Foi hoje, na decisão do Campeonato Internacional de Tênis de Joinville, em Santa Catarina. Aos 26 anos, McPhee superou diversas cirurgias e lesões, ficou dois anos e meio longe das quadras para voltar e alcançar o objetivo de ser campeã. A decisão que lotou as quadras cobertas do Joinville Tênis Clube assistiu a vitória por 6/3 6/4 sobre a argentina Victoria Bosio, que também sofreu nesta temporada com muitas lesões.

Foram cinco finais no currículo sem chegar ao título. A última no domingo anterior quando perdeu para Luiza Fullana em Ribeirão Preto. O choro após o fim do jogo deste domingo, aplaudido pela torcida, foi um desabafo de tantos anos de espera.

“Eu me sinto incrível hoje, honestamente é um sensação maravilhosa levantar um troféu, alguma coisa que nunca tinha vivido, estou muito orgulhosa de mim mesma. Foram quase três anos afastada e sentir que meu corpo está bom para voltar a jogar bem, e finalmente conquistar um título, é ótimo”, disse McPhee que não perdeu nenhum set durante a semana. “Vou guardar Joinville pra sempre na memória”, finalizou.

Como campeã, Kaylah McPhee ganhou US$ 2.160 em prêmios e 15 pontos no ranking mundial, o que deve colocá-la perto da  284ª posição se aproximando ainda mais de seu melhor ranking, 199ª em 2022.

Já a argentina Victória Bosio ficou com US$ 1.272 e 10 pontos na WTA.

O Campeonato Internacional de Tênis Feminino de Joinville cumpriu seu papel de fomentar o tênis brasileiro, especialmente entre as tenistas em início de carreira. Durante a semana, a juvenil Ana Laura Cruz, de apenas 15 anos, alcançou seu melhor desempenho em eventos profissionais. Ela superou o qualifying e venceu uma rodada na chave principal, conquistando assim seu primeiro ponto no ranking mundial. Para aparecer oficialmente na lista da WTA, Ana Laura precisa somar pontos em mais dois torneios profissionais diferentes dentro de um período de um ano. O primeiro passo já foi dado.

Sofia Perovani, de 18 anos, também atingiu o melhor resultado de sua carreira e, de quebra, entrou para o ranking da WTA. Este foi o terceiro torneio no qual ela pontuou e, melhor ainda, alcançou as quartas de final, com vitórias marcantes sobre tenistas já ranqueadas, como Laura Badia e Julia Konishi.

Resultados Kaylah McPhee / Joinville

Nicole Poj(ARG) 6/0 6/0

Jennifer Dourado(BRA) 6/3 6/2

Luciana Moyano(ARG) 6/3 6/4

Marie Mettraux(SUI) 6/1 6/2

O torneio faz parte do ITF World Tennis Tour, circuito organizado pela Federação Internacional de Tênis para eventos deste porte.

A etapa de Joinville do Campeonato Internacional de Tênis Feminino é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Return – uma empresa Santander, Azul – Transportadora Oficial, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa e INNI – Bola Oficial. O evento também tem o apoio do Joinville Tênis Clube e da Federação Catarinense de Tênis. Ele integra o calendário mundial do ITF World Tennis Tour – W15. A realização é do Instituto Sports.

Premiação