9 de dezembro de 2024
O Kosmos Clube de Mogi das Cruzes recebeu, nesta segunda-feira (9/12), as 10 primeiras partidas do qualifying do Ano III São Paulo Tennis Classic, ITF W15, o último torneio internacional da temporada no Brasil. A competição distribui US$ 15 mil em premiação, oferece 15 pontos no ranking mundial para a campeã e segue até domingo, com entrada gratuita.
As oito vagas na chave principal, distribuídas pelo qualifying, serão definidas após a rodada da manhã desta terça-feira, que contará com dez tenistas brasileiras e seis estrangeiras.
Uma delas é Larissa Douek, paulista de 16 anos, que venceu Mia Popovic dos Estados Unidos por dois sets a um (6/3 3/6 10/4), e busca alcançar chave principal de um torneio adulto pela primeira vez. No final de novembro, no ITF W15 de Ribeirão Preto, em seu primeiro torneio adulto, a paulista venceu o primeiro jogo do qualifying mas não avançou até a chave principal.
“Em Ribeirão fiquei no quase, mas agora me sinto mais preparada para fazer diferente. Hoje joguei bem e, quando a energia baixou, consegui me recuperar. Amanhã, espero fazer mais um bom jogo e conseguir passar o qualifying, o que seria muito bom para fechar bem essa temporada”, disse Larissa Douek, que, há pouco mais de dois meses, se mudou para São José do Rio Preto, onde treina atualmente.
Para conquistar a vaga na chave principal, Larissa precisa vencer a chilena Martina Tebes, no segundo confronto da quadra três. Além de Larissa o Brasil conta com Sthefany Lima, Victoria Oliveira, Gabriella Cho, Marjorie Souza, Luana Paiva, Giovanna Squeid, Nicole Giannini, Giovana Barbosa e Luiza Esteves.
Abrindo a chave principal, Sofia Mendonça fará o primeiro jogo da quadra central, não antes das 12h30, contra Pilar Lespiau, da Argentina.
“Estou muito feliz por poder terminar o ano jogando no Brasil e em Mogi. Amanhã o jogo é contra uma argentina que já conheço e sei que será uma partida difícil. As expectativas são muito boas e espero sair com a vitória. Sempre que há torneio no Brasil, temos que aproveitar, principalmente o apoio da torcida”, disse Sofia.
Ainda nesta terça-feira mais cinco brasileiras jogam a rodada inicial, que conta com dois confrontos entre brasileiras: Bianca Bernardes contra Lívia Daud e Helena Bueno contra Ana Candioto, cabeça de chave número 3 do torneio.
“Estou muito animada com essa estreia, na última semana do ano. Me sinto preparada para jogar bem e aproveitar as oportunidades. Foi um ano de desafios, em que joguei mais de 30 semanas, mudei de treinador e tive algumas mudanças de pensamento também. Estou em uma boa temporada, em que competi bastante, de forma saudável”, comentou Ana Candioto.
Luiza Fullana, um dos principais nomes brasileiros na competição, fará sua estreia somente na quarta-feira, assim como Sofia Perovani, Catarina Melleiro. Lais Shibata, atleta de Mogi da Cruzes, também jogará na quarta, com horário a ser definido. Confira as chaves atualizadas e a programação aqui.
O Ano III São Paulo Tennis Classic – 2024 é realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo e conta com o copatrocínio de Shibata Supermercados, Stella Artois Pure Gold, Azul Linhas Aéreas (Transportadora Oficial), Alupar, Taesa, Instituto Rodobens e INNI Bola e Roupa Oficial.
O evento é chancelado pela ITF World Tennis Tour – W15 e pela Federação Paulista de Tênis. O Clube Kosmos é a sede da competição, e a realização é do Instituto Sports.