22 de janeiro de 2025
O Brasil Tennis Challenger, etapa do ATP Challenger Tour, reunirá oito dos dez melhores brasileiros no ranking de duplas da ATP. O torneio, que distribuirá US$ 160 mil em premiação e 100 pontos para os campeões, será o primeiro e maior evento de tênis do estado de São Paulo em 2025.
Com início em 26 de janeiro e encerramento em dois de fevereiro, o torneio será realizado nas quadras de saibro do Clube Cristóvão Colombo, em Piracicaba. Entre os favoritos, estão Orlando Luz, atual 66º no ranking da ATP, e o argentino Guido Andreozzi, 59º. A dupla, cabeça de chave número 1, tem histórico favorável, com um título conquistado em Montevidéu em 2024, em sua única parceria anterior. Ambos possuem 42 títulos de duplas no circuito, incluindo um ATP 250 cada.
Parcerias de destaque
Outra dupla brasileira que promete dar trabalho é formada por Marcelo Zormann (93º), ex-parceiro de Orlando Luz nos títulos juvenis de Wimbledon e dos Jogos Olímpicos da Juventude, e Luis Britto (187º), que recentemente foi vice-campeão em Buenos Aires.
Demoliner pensa em mais um ciclo olímpico para encerrar a carreira
Outra formação forte será a de Marcelo Demoliner (ex-34º do ranking, agora 125º) e Fernando Romboli (100º). Com cinco títulos de ATP no currículo, Marrakech, Stuttgart, Córdoba, Moscou e Antalya, Marcelo Demoliner é um dos jogadores mais experientes da competição e comentou sobre a temporada 2025.
“Não consegui entrar no Australian Open esse ano e fiz minha pré-temporada um pouco mais tarde, no saibro, visando esses torneios da América do Sul que culminam no Rio Open, onde adoro jogar. Esse vai ser um ano intenso de torneios, espero voltar o mais rápido possível ao Top 100 e retornar ao meu melhor ranking, pensando em mais um ciclo olímpico. Estou bem mentalmente e fisicamente, então minha prioridade ainda é o tênis e quero dar um gás nesse final da minha carreira.” – Marcelo Demoliner
Completando a chave de duplas
Outras duplas brasileiras incluem Mateus Alves e Daniel Dutra da Silva, enquanto Paulo Saraiva dos Santos jogará com o argentino Gonzalo Villanueva. Confira a lista completa das duplas participantes:
Guido Andreozzi (ARG) / Orlando Luz (BRA)
Marcelo Demoliner (BRA) / Fernando Romboli (BRA)
Luis Britto (BRA) / Marcelo Zormann (BRA)
Daniel E. Galán (COL) / Carlos Taberner (ESP)
Guillermo Durán (ARG) / Mariano Kestelboim (ARG)
Andrea Collarini (ARG) / Juan Pablo Ficovich (ARG)
Mateus Alves (BRA) / Daniel Dutra da Silva (BRA)
Paulo Saraiva dos Santos (BRA) / Gonzalo Villanueva (ARG)
Murkel Dellien (BOL) / Juan Pedro Ângulo (BOL)
Gabriel Debru (FRA) / Andrea Pellegrino (ITA)
Chave de simples com 2 Top 100 e cinco brasileiros
Na chave de simples, destacam-se Federico Coria e Ugo Carabelli, dois jogadores do Top 100 que confirmaram presença no torneio. Ambos foram finalistas na última edição. Além disso, os brasileiros Felipe Meligeni Alves, Gustavo Heide, Mateus Alves e Daniel Dutra da Silva já estão garantidos na chave principal, assim como Pedro Sakamoto, que ganhou o primeiro convite da organização.
Com grandes nomes do circuito de duplas e simples, o Brasil Tennis Challenger 2025, agora com quase o dobro da premiação, promete ser uma competição de alto nível e uma excelente oportunidade para os fãs de tênis acompanharem os brasileiros em ação.
O Brasil Tennis Challenger – 2025 é apresentado pelo Santander, com copatrocínio de Objetivo Piracicaba, Vivara, Philco, Kia, Azul, Alupar, Taesa, Stella Artois Pure Gold e INNI Bola e Roupa Oficial. O evento conta ainda com o apoio de Queijos Faixa Azul, Aberje, Tennis Way, Clube Cristóvão Colombo e Federação Paulista de Tênis.