11 de outubro de 2020
Curitiba, 11 de outubro de 2020 – A partir desta segunda-feira começa no Clube Curitibanos a nova edição do Brasil Tennis Classic, torneio que integra o Circuito Brasileiro de Profissionais, chancelado pela CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e realizado pelo Instituto Sports. Neste final de semana, após o sorteio da chave principal, foram definidos os primeiros adversários dos cabeças de chave Oscar Gutierrez e Daniel Dutra da Silva, além das estreias dos jovens talentos, como Pedro Boscardin, Marcio Silva e Eduardo Taiguara.
Parceiros de treino em Curitiba e integrantes do projeto social Instituto Ícaro, Silva e Taiguara se enfrentam logo na primeira rodada do Brasil Tennis Classic. Para Silva, de 17 anos, a volta das competições no País é fundamental para o desenvolvimento dos jogadores, principalmente para os juvenis que atravessam o período de transição para o profissional e necessitam competir com frequência.
“Apesar da ausência da torcida, essa emoção de voltar a jogar um torneio não tem preço. É uma nova oportunidade para amadurecermos profissionalmente e um incentivo a mais para sempre buscarmos a evolução técnica. Sou muito grato ao Instituto Sports por todas as oportunidades”, explica Silva, relembrando o wild card que recebeu para disputar evento internacional da série Future, em 2019, e ficou a um tie-break de somar o primeiro ponto na ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Após alcançar a segunda rodada da chave juvenil de Roland Garros, Boscardin, 52º do ranking mundial junior, estará em Curitiba para o primeiro duelo diante de João Victor Loureiro, campeão da última edição da Copa Guga Kuerten, na categoria 18 anos. O vencedor do confronto catarinense enfrentará Gutierrez, o principal cabeça de chave do Brasil Tennis Classic. Dutra da Silva, por sua vez, na condição de cabeça 2, desafia o wild card Lucius Soller.
Chave Principal – Brasil Tennis Classic
Oscar Gutierrez (1)
Qualifier
Pedro Boscardin
João Victor Loureiro
Mateo Reyes
Qualifier
Gustavo Lavandoski
Enrique Bogo (5)
João Pedro Sorgi (3)
Luis Henrique Britto
João Eduardo Schiessi
Ronaldo Alexandre
Matheus Lima
Paulo André Saraiva
Eduardo de Almeida
Christian Oliveira (8)
Eduardo Ribeiro (7)
Ighor Reis
Caio Gruber
Kaua Gava
Marcio Silva
Eduardo Taiguara
Laelson Rodrigues
Igor Marcondes (4)
Gabriel Ciro (6)
Fernando Yamacita
João Giannella
Qualifier
Bruno Figlia
Qualifier
Lucius Soller
Daniel Dutra da Silva (2)
—
Programação – Segunda-Feira (12/10)
O primeiro dia de competição reservará espaço exclusivamente para a disputa do qualifying. Essa fase classificatória contempla 12 jogos com direito a rodada dupla aos vencedores. Os quatro jogadores que superarem as duas rodadas do quali estarão garantidos na chave principal. A entrada no Clube Curitibanos estará fechada ao público, seguindo as normas de segurança do Governo do Estado do Paraná.
Quadra 1
10h – Rafael Costa vs. Breno Marques
A seguir – Fabio Varella vs. Henrique Gomes
Não antes das 13h – Costa ou Marques vs. Santon ou Rebello
Não antes das 14h – Varella ou Gomes vs. Schenekenberg ou Deschamps
Quadra 2
10h – Gabriel Santon vs. Daniel Rebelo
A seguir – Gabriel Schenekenberg vs. Alecson Deschamps
Quadra 3
10h – Gabriel Tumasonis vs. Mathias Klimovicz
A seguir – Kaue Costa vs. Antonio Costa
Quadra 4
10h – João Duleba vs. Matheus Gelbke
A seguir – Marco Siviero vs. Enzo Scorteganha
Não antes das 13h – Tumasonis ou Klimocz vs. Duleba ou Gelbke
Não antes das 14h – K. Costa ou A. Costa vs. Siviero ou Scorteganha
—
Serviços – Brasil Tennis Classic
Circuito Brasileiro de Profissionais da CBT
Cidade: Curitiba
Data: 12 a 18 de outubro
Premiação: R$ 20 mil
Sede: Clube Curitibanos
—
#fiquemcasa e curta o IS – Todas as informações sobre o evento, como notícias, resultados e chaves serão diariamente atualizados na página www.institutosports.com.br. Você pode acompanhar os bastidores e curiosidades de tudo que acontece no torneio por meio do Instagram (@institutosports) e Facebook (facebook.com/institutosports).
—
A etapa de Curitiba do Brasil Tennis Classic é apresentada pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com o copatrocínio de Getnet, Zurich Santander, Santander Seguros e Previdência, ALL – Accor Live Limitless, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Vivara, Alupar, Taesa, Rodobens e Aberje. Conta também com o apoio do Clube Curitibano – Sede Lucius Smythe – Sede da Competição e Federação Paranaense de Tênis. O evento integra o calendário do Circuito Brasileiro de Profissionais da CBT. A realização é do Instituto Sports.