NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará 2012
06 de
Out de
2012
Galba Couto prestigia finais do Campeonato Int. de Tênis do Estado do Pará
Às 19h05

Cearense radicado em São Paulo há 35 anos, Galba Couto é um dos melhores tenistas do mundo em sua categoria, os 60 anos. Disputando torneios espalhados pelo planeta- recentemente esteve na Croácia jogando o Campeonato Mundial de Seniors- é o número 3 do ranking mundial de duplas, 6o colocado no de simples e o primeiro na lista nacional.

Pela primeira vez em Belém, Couto veio prestigiar o Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará, apresentado pela Santos Brasil e ficou empolgado com o que viu.

“Está faltando muito esta integração nacional. O Brasil é tão grande, tem tanta gente apaixonada pelo esporte, pelo tênis, que só tem uma oportunidade como esta para acompanhar grandes jogadores, ídolos do tênis. É assim que podemos desenvolver mais o esporte no país e Belém é um cidade fantástica, com muita cultura e merece ter grandes eventos”, disse Galba Couto.

A presença de grande torcida no Grêmio Literário e Recreativo de Belém durante as semifinais do ATP Challenger Tour também surpreendeu o tenista que mencionou os poucos atletas de renome oriundos do nordeste do Brasil. Iniciativas como esta podem ser o início para novos talentos.

“Eu via pessoas que nunca assistiram, uma partida de tênis admiradas por estarem vendo um tenista que já foi 40 do mundo jogando ali, tão pertinho. Também vi uma menina pedindo para a mãe comprar uma raquete para fazer aulas de tênis. É assim que começa, assim que podemos ter novos talentos em todo canto do país. A Santos Brasil está de parabéns por incentivar o esporte no norte do Brasil.”

A distância, segundo Galba Couto não deve ser fator proibitivo na realizaçãoo de grandes eventos no norte, porque gasta-se o mesmo tempo para ir a Belém ou a Fortaleza. O que falta são programas de desenvolvimento.

“O nordeste já revelou o cearense Thiago Monteiro, o alagoano Tiago Fernandes e o pernambucano José Pereira, para mencionar os mais recentes, mas todos saíram de iniciativas individuais. Imagina se tivéssemos um programa, quantos mais não poderíamos revelar”, finalizou Couto.

Galba Couto veio a Belém acompanhar a fase final do Campeonato Internacional de Tênis, do Estado do Pará.

O Campeonato Internacional de Tênis do Estado do Pará é apresentado pela Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte, com o patrocínio do Itaú, Stella Artois, Revista IstoÉ Dinheiro e o apoio do Governo do Estado do Pará, do Grupo ORM, da Federação Paraense de Tênis e do Grêmio Literário e Recreativo Português. A organização é do Instituto Sports.