NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Santos - 2ª edição
11 de
Abr de
2012
Semifinalista do Banana Bowl ganha WC para quali do Challenger de Santos
Às 17h09

Quinto melhor tenista do Brasil na categoria 16 anos, o paranaense Marcelo Tebet Filho foi contemplado nesta quarta-feira com o segundo wild card (convite) para o qualifying do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, ATP Challenger Tour de US$ 50 mil, que acontece entre os dias 14 e 22 de abril, no saibro do Tênis Clube de Santos, litoral paulista. A competição com a participação dos brasileiros João Olavo de Souza, que busca o bicampeonato, Ricardo Mello, Thiago Alves, Júlio Silva, Rogério Dutra Silva e Guilherme Clezar, além de representantes de outros 10 países (COL, SLO, URU, POR, ARG, ITA, CHI, SRB, AUS e CZE).

Nesta temporada, Tebet, atleta do Instituto Tênis, foi semifinalista do Banana Bowl, campeão da 5ª etapa do Circuito Sul-Brasileiro de Verão, quadrifinalista da etapa Chilena do Cosat e ainda conquistou o título da última etapa da Gira Cosat, o Pascuas Bowl, em uma categoria acima, os 18 anos. Em 2011, ele teve a oportunidade de disputa o qualifying em alguns torneios da série Future e agora, no qualifying do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, ele ganha sua primeira chance em torneios da série Challenger.

Atletas do Tênis Clube de Santos, Allan Gomes de Oliveira e Caio Silva também garantiram vaga no qualifying do Campeonato Internacional de Tênis de Santos por meio de wild cards. Oliveira, de 18 anos, encerrou o ano de 2011 como 4º melhor tenista do Brasil e acaba de retornar de uma temporada de treinos na Argentina, enquanto Caio Silva, de 20 anos, ocupa atualmente a 909ª posição do ranking mundial de simples e a 577ª de duplas. "Sem dúvida esta é uma ótima oportunidade para eles jogarem em casa e ganhar experiência", disse o técnico Vinícius Martins, conhecido por Xuca.

Outros Wild Cards – Os wild cards da chave principal do Campeonato Internacional de Tênis de Santos foram entregues aos paulistas Felipe Soares, Enrique Bogo, João Sorgi e João Olavo de Souza, campeão da edição de 2011 do evento. No quali, o primeiro contemplado foi o paulista Gabriel Bendazoli.

Rodadas Noturnas e Transmissão de Jogos – Além dos jogos diurnos, a programação do Campeonato Internacional de Tênis de Santos também prevê a realização de rodadas noturnas, de segunda (16/abril) a quinta-feira (19/abr), sempre com entrada gratuita para o público. As partidas da semifinal e final serão transmitidas ao vivo pelo canal BandSports.

Tênis Clube de Santos na História do Esporte – Com 86 anos de história, o Tênis Clube de Santos já foi palco de importantes momentos do esporte, como o confronto da Copa Davis entre Brasil e Venezuela, com a participação de Gustavo Kuerten, Fernando Roese, Jaime Oncins e Fernando Meligeni, e a conquista do último título brasileiro na categoria 18 anos do Banana Bowl, pelas mãos da paulista Roberta Burzagli, em 1991. Por este saibro também já passaram estrelas como John MecEnroe, Ivan Lendl, Thomas Muster, Maria Esther Bueno, Gabriela Sabatini, Guillermo Coria, Flávio Saretta e Thomaz Koch. Na temporada passada, durante a primeira edição do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, o mineiro André Sá conquistou no Tênis Clube seu 31º título de duplas em torneios da série Challenger, mesmo recorde mundial do sul-africano Rik de Voest. E é neste mesmo saibro que o campineiro Ricardo Mello pretende, na edição de 2012 deste torneio de US$ 50 mil, faturar seu 16º troféu de Challenger em simples e assim igualar a marca do japonês Takao Suzuki.

Informações na Internet – O site oficial do Campeonato Internacional de Tênis de Santos é o www.institutosports.com.br. Outras informações sobre o evento também podem ser encontradas no Twitter (@institutosports) e no Facebook (www.facebook.com/institutosports). Além disso, todas as partidas, incluindo as do qualifying, poderão ser acompanhadas pelo Score Online do site da ATP (www.atpworldtour.com).

O Campeonato Internacional de Tênis de Santos é apresentado pela Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte, com o patrocínio de Itaú, Stella Artois, ASICS, Teleperformance, Comgás e Amil e o apoio de Morpho, Revista IstoÉ Dinheiro, Rio Quente Resorts, Tênis Clube de Santos, Prefeitura e Secretaria de Esportes de Santos, Federação Paulista de Tênis, ATP Challenger Tour, A Tribuna e BandSports. A realização é do Instituto Sports.

Campeonato Internacional de Tênis de Santos
Período: de 14 a 22 de abril de 2012
Local: Tênis Clube de Santos (Rua Minas Gerais, 37 – Boqueirão – Santos/ SP)
Site: www.institutosports.com.br
Facebook: www.facebook.com/institutosports
Twitter: @institutosports