NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Santos - 2ª edição
14 de
Abr de
2012
Campeonato Internacional de Tênis de Santos registra nível técnico dos mais fortes do país
Às 17h30
Foto: William Lucas/Inovafoto

A rodada de abertura do qualifying do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, que se realiza no saibro do Tênis Clube da cidade, começou com cerca de 2 horas de atraso por causa da chuva na manhã deste sábado. Mas registrou nível técnico bem mais forte que em 2011. O último jogador a garantir a vaga, pelo ranking, este ano foi o brasileiro José Pereira, 447 do mundo.  “É um dos torneios mais fortes disputados no Brasil nos últimos tempos. Pena que tantos brasileiros tenham ficado de fora. Mas ao mesmo tempo, uma chave tão dura como essa fortalece o torneio”, disse Danilo Marcelino, ex-jogador de tênis e presidente do Instituto Sports. Os quatro finalistas que vão integrar a chave principal do Challenger de U$ 50 mil serão conhecidos neste domingo. Os jogos começam as 10h e a entrada é gratuita. As partidas podem ser acompanhadas ao vivo do Live Scores da ATP (www.atpworldtour.com).

Ricardo Hocevar foi o primeiro brasileiro do dia a avançar na chave. Ele derrotou por 6/4 e 6/2 o peruano Duilio Beretta. Outros brasileiros já não tiveram tanta sorte. Caso de Marcelo Demoliner, do IGT, que foi derrotado pelo argentino Guido Andreozzi por 6/4 e 6/2. Marcelo Tebet Filho, de 16 anos, deu trabalho ao russo Andrey Kumantsov, mas perdeu por 6/4, 4/6 e 6/4. Tiago Fernandes abandonou quando perdia por 6/3 e 2/0 para o polonês Marcin Gawron. Allan Gomes de Oliveira foi eliminado pelo polonês Grzegorz Panfil por 7/6 (3) e 6/2. Caio Silva foi derrotado pelo italiano Daniele Giorgini por 7/6 (1) e 6/3. A primeira rodada do quali reuniu 14 brasileiros, sete argentinos, dois poloneses, dois italianos, mais um representante de Bósnia, Chile, Rússia, África do Sul, Sérvia, Peru e Áustria.

Rodadas Noturnas e Transmissão de Jogos – Além dos jogos diurnos, a programação do Campeonato Internacional de Tênis de Santos também prevê a realização de rodadas noturnas, de segunda (16/abril) a quinta-feira (19/abr), sempre com entrada gratuita para o público. As partidas da semifinal e final serão transmitidas ao vivo pelo canal BandSports.

Tênis Clube de Santos na História do Esporte – Com 86 anos de história, o Tênis Clube de Santos já foi palco de importantes momentos do esporte, como o confronto da Copa Davis entre Brasil e Venezuela, com a participação de Gustavo Kuerten, Fernando Roese, Jaime Oncins e Fernando Meligeni. E também da conquista do último título brasileiro na categoria 18 anos do Banana Bowl, pelas mãos da paulista Roberta Burzagli, em 1991. Por este saibro também já passaram estrelas como John MecEnroe, Ivan Lendl, Thomas Muster, Maria Esther Bueno, Gabriela Sabatini, Guillermo Coria, Flávio Saretta e Thomaz Koch.

Em 2011, durante a primeira edição do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, o mineiro André Sá conquistou no Tênis Clube seu 31º título de duplas em torneios da série Challenger, mesmo recorde mundial do sul-africano Rik de Voest. E é neste mesmo saibro que o campineiro Ricardo Mello pretende, na edição de 2012 deste torneio de US$ 50 mil, faturar seu 16º troféu de Challenger em simples e se igualar à marca do japonês Takao Suzuki.

O Campeonato Internacional de Tênis de Santos é apresentado pela Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte, com o patrocínio de Itaú, Stella Artois, ASICS, Teleperformance, Comgás e Amil e o apoio de Morpho, Revista IstoÉ Dinheiro, Rio Quente Resorts, Tênis Clube de Santos, Prefeitura e Secretaria de Esportes de Santos, Federação Paulista de Tênis, ATP Challenger Tour, A Tribuna e BandSports. A realização é do Instituto Sports.

Campeonato Internacional de Tênis de Santos

Período: de 14 a 22 de abril de 2012

Local: Tênis Clube de Santos (Rua Minas Gerais, 37 – Boqueirão – Santos/ SP)

Site: www.institutosports.com.br

Facebook: www.facebook.com/institutosports

Twitter: @institutosports

 

Fotos em alta para download disponíveis no site www.inovafoto.com.br