NOTÍCIAS > Peugeot Tennis Cup 2012
18 de
Out de
2012
Andre Ghem é o primeiro brasileiro nas quartas-de-final da Peugeot Tennis Cup
Às 17h27
Foto: ©João Pires

O gaúcho Andre Ghem surpreendeu e depois de passar o qualifying se tornou o primeiro brasileiro a alcançar as quartas-de-final da Peugeot Tennis Cup, nesta quinta, derrotando o cabeça-de-chave 3, o romeno Adrian Ungur, por 6/2 6/3.  Nesta sexta, ele volta a jogar, em busca de uma vaga na semifinal do ATP Challenger Tour contra o português treinado por Jaime Oncins, Gastão Elias. A Peugeot Tennis Cup vai até o dia 21, no Jockey Club Brasileiro (Av. Mario Ribeiro 410), com entrada gratuita para o público, distribuindo U$ 75 mil em prêmios e  pontos para o ranking da ATP.

“Não esperava que fosse tão fácil o jogo,” comentou Ghem após a vitória, a sua quinta seguida na Peugeot Tennis Cup. “Consegui me manter firme e venho me sentindo bem.”

Para vencer Ghem contou com o apoio do capitão da Copa Davis, João Zwetsch e do eterno mestre Thomaz Koch. “É um prazer ter o Thomaz assistindo o meu jogo e ele ainda meu deu um tip – dica – no começo que me ajudou (falou para eu jogar a bola mais alta no saque.)”

Atual 305º do ranking mundial, Ghem já garantiu 22 pontos na ATP, que devem melhorar a sua posição e deixá-lo mais próximo do objetivo de poder disputar o qualifying do Australian Open, no início de 2013. Longe de pensar em deixar as quadras, ele afirma que “quer jogar o máximo que puder. A idade me ajuda a não ser tão imediatista e tentar tirar o máximo de mim neste exato momento.”

Para Ghem, que contou com a torcida das crianças do projeto social do ex-tenistaEgberto Caldas, Apostando no Futuro, durante o jogo contra Ungur, a longevidade no circuito atual em que cada vez mais tenistas acima dos 30 anos estão competindo e ganhando, vem do profissionalismo dos atletas e dos recursos disponíveis. “Hoje em dia tem preparação física, recuperação, alimentação específica. Você sai de um jogo de três horas e vai fazer massagem, toma suplementos, se prepara. Antigamente você saía de um jogo desses e tomava um copo d’agua. Hoje somos melhores atletas.”

QUARTAS-DE-FINAL - Já estão definidas três das quatro quartas-de-final da Peugeot Tennis Cup. Além de Ghem e Elias, se enfrentam: Antonio Veic (CRO) e Boris Pashanski (SRB); João Sousa (POR) e Thiemo de Bakker (HOL) e Guido Pella (ARG) e o vencedor do jogo entre os brasileiros Ricardo Mello e João Souza.

A Peugeot Tennis Cup é patrocinada pela Peugeot e pelo Governo do Rio de Janeiro/ Lei de Incentivo ao Esporte/ Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, com apresentação da Oi e da Samsung e co-patrocínio de Itaú, Braskem, Estácio de Sá e Asics – a marca esportiva oficial. O apoio é da Timex, SPORTV, Revista IstoÉ Dinheiro, Jockey Club Brasileiro – local de realização do evento – e ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.

Resultados parciais desta quinta-feira:

Guido Pella (ARG) d. Ricardo Hocevar (BRA) 3/6 6/3 6/3

Gastão Elias (POR) d. Frederico Gil (POR) 3/6 6/2 6/2

André Ghem (BRA) d. Adrian Ungur (ROU) 6/2 6/3

John Peers (AUS)/John-Patrick Smith(AUS) d. Guido Pella (ARG)/ Alexander Satschko(GER) 6/3 7/5

Frederico Gil (POR)/Pedro Sousa(POR) d. Nicholas Monroe (USA)/Simon Stadler (GER) 1/6 6/3 10/5

PEUGEOT TENNIS CUP

ATP Challenger Tour & Desafio de Campeões entre Países

De 12 a 21 de outubro de 2012

Jockey Club Brasileiro [Sede da Lagoa – Av. Mário Ribeiro, 410 – Rio de Janeiro/ RJ]

17 e 18/10 – Oitavas-de-final do ATP Challenger Tour

19/10 – Quartas-de-final do ATP Challenger Tour

20/10 – Semifinais do ATP Challenger Tour

21/10 – Final do ATP Challenger Tour