NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Santos - 3ª edição
16 de
Abr de
2013
Clezar derrota norte-americano e avança no Campeonato Internacional de Tênis de Santos
Às 16h08
Foto: Wander Roberto/Inova Foto

O Brasil começou bem a terça-feira no Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado pela Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O gaúcho Guilherme Clezar ganhou de Daniel Kosakowski(EUA) em uma partida dura por 7/6(4) 6/4 e avançou à segunda rodada do ATP Challenger que distribui um total de US$ 50 mil em premiação e pontos para o ranking mundial da ATP. O torneio segue até o domingo 21 de abril nas quadras do Tênis Clube de Santos, Rua Minas Gerais 37, Boqueirão. A entrada é gratuita para o público.

"Comecei bem abaixo do meu ritmo, mas ele(Kosakowski) possibilitou a minha volta. Estreia é sempre complicado, mas no final do jogo já estava um pouco melhor e valeu pela vitória", disse Guilherme. 

Clezar enfrenta na próxima rodada o uruguaio Pablo Cuevas, que eliminou o cabeça de chave 3, o italiano Matteo Viola, 118o da ATP, em três sets, parciais de 6/3 4/6 6/1. Ex-45o no ranking ATP, Cuevas está voltando ao circuito depois de quase dois anos fora das quadras se recuperando de duas cirurgias. O campeão de duplas em Roland Garros em 2008 muito mais do que a vitória, comemorou o fato de poder estar em quadra e não sentir dor. E é o que espera da partida contra Guilherme Clezar. Os dois nunca se enfrentaram antes.

"Estou muito feliz de ter voltado a jogar. Estava um pouco nervoso antes de entrar em quadra, mas depois que começou o jogo fui me sentindo melhor. As vezes me senti muito bem, as vezes meio perdido no jogo, mas depois de tanto tempo estava preparado para não me sentir como gostaria. Mas estou feliz de voltar a jogar depois de tanto tempo,e sem sentir dor. Contra o Clezar, vou tratar de jogar sem sentir dor, como hoje, tentar pouco a pouco ir melhorando e por que não, tentar ganha o jogo", falou Cuevas. 

Outro ex-top 50 que estava tentando sua volta ao circuito no ATP CHallenger de Santos, o argentino Eduardo Schwank não conseguiu passar pelo desafio inicial. Sem ritmo de jogo, caiu diante do tunisiano Malek Jaziri por 6/4 6/1.

O santista Caio Silva não teve uma boa estreia e caiu diante do norte-americano James Duckworth em dois sets, 6/3 6/2. O português Gastão Elias e o chileno Paul Capdeville também avançaram na chave principal do Campeonato Internacional de Santos.

Ainda hoje estreiam os brasileiros Ricardo Hocevar, Rogério Dutra Silva, Leonardo Kirche e João Souza.

Resultados parciais de terça-feira

Gastão Elias(POR) d. Pavol Cervenak(SVK) 3/6 6/4 6/1
Guilherme Clezar(BRA) d. Daniel Kosakowski(EUA) 7/6(4) 6/4
Paul Capdeville(CHI) d. Nikola Mektic(CRO) 6/2 6/3
Pablo Cuevas(URU) d. Matteo Viola(ITA) 6/3 4/6 6/1
Malek Jaziri(TUN) d. Eduardo Schwank(ARG) 6/4 6/1
James Duckworth(AUS) d. Caio Silva(BRA) 6/3 6/2

Jogos e Informações na Internet - Todas as partidas do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, inclusive as do qualifying, podem ser acompanhadas ponto a ponto pelo Live Score do site da ATP (www.atpworldtour.com), enquanto imagens dos principais confrontos poderão ser conferidas pelo site E-Tennis (www.e-tennis.tv). Além disso, informações sobre o evento estão disponíveis no site (www.institutosports.com.br), twitter (@institutosports.com.br) e facebook (facebook.com/institutosports.com.br). 

A terceira edição do Campeonato Internacional de Tênis de Santos é apresentada pela Santos Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio de Itaú, Comgás, Rumo Logística, Amil, Teleperformance e Stella Artois, além do apoio do ATP Challenger Tour, Federação Paulista de Tênis, Tênis Clube de Santos, Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Esportes da cidade e A Tribuna e Band Sports.