NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Campinas 2014
15 de
Set de
2014
Atual campeão, Clezar vence chileno na estreia do Challenger de Campinas
Às 20h55
Foto: João Pires/Fotojump

Clezar é o cabeça de chave 7 da competição

Campeão da última edição do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, apresentado pelo Itaú, Guilherme Clezar estreou com vitória no torneio nesta segunda-feira. O gaúcho superou na primeira rodada o chileno Gonzalo Lama, com parciais de 6/4 e 6/1, na Sociedade Hípica de Campinas, em apenas 62 minutos.

“Realmente, (a estreia) foi um pouco mais fácil do que eu esperava, mas isso se deve muito à preparação que eu fiz para o jogo. Entrei bem focado, porque sabia que era um adversário difícil e que, se ele tivesse espaço no jogo, com certeza iria crescer”, analisou Clezar.

O número 191 do ranking da ATP reconheceu que voltar a Campinas para tentar defender o título tem um gosto especial: “A primeira coisa que eu lembrei quando pisei aqui foram os meus melhores momentos no ano passado. Não estou tendo tantos bons resultados quanto os de 2013, então voltar ao lugar em que fui bem-sucedido sempre dá uma confiança grande”.

Clezar fez parte da equipe brasileira da Copa Davis que derrotou a Espanha nos playoffs em São Paulo, mas veio antes da decisão do confronto para Campinas. “Fiquei muito feliz pelo pessoal. Desta vez foi o Rogerinho que jogou e estávamos dando todo o apoio para ele, o Thomaz e os meninos da dupla. Acho que esse é o principal da Copa Davis. Mesmo longe, meu coração estava lá, passando toda a energia positiva pra eles poderem sair com a vitória, como aconteceu”, disse.

Na segunda rodada em Campinas, Clezar poderá duelar com Marcelo Zormann, que também treinou com os titulares brasileiros na Davis. “Já passei pela mesma situação que ele. É bom ver a garotada aí, vamos ver como ele joga na primeira rodada. Disputar um challenger na idade dele nunca é fácil, falo por mim mesmo. É um menino que vem evoluindo e tem bons resultados no juvenil. A gente torce pela galera nova, que tem bastante tênis pela frente. O pessoal que era mais velho sempre me apoiou bastante. Acho que tenho que ter a mesma atitude que tiveram comigo”, completou o paulista.

Outro favorito que passou pela estreia foi o argentino Diego Schwartzman. O cabeça de chave 1 eliminou o compatriota Renzo Olivo por 6/4 e 6/2. Ele espera o vencedor entre o brasileiro Fernando Romboli e o eslovaco Adrian Sikora.

MAIS BRASILEIROS NA TERÇA

Nesta terça-feira, Clezar estreia nas duplas ao lado de Fabiano de Paula. Eles encaram os também brasileiros Osni Júnior e Leonardo Telles às 15h. Pela manhã, Romboli enfrenta o eslovaco Sikora às 10h30, e os qualifiers Ricardo Hocevar e Caio Zampieri duelam por uma vaga na segunda fase em seguida.

A rodada noturna terá a estreia do gaúcho André Ghem contra o catarinense Thales Turini às 17h15. Não antes de 19h30, o campineiro Guilherme Scarpelli joga contra o italiano Federico Gaio. Na quadra 1, haverá dois duelos nacionais: Fabiano de Paula diante de Fabrício Neis e Zormann contra Santos. Já o qualifier João Pedro Sorgi tentará surpreender o argentino Facundo Arguello, cabeça de chave 3. 

RICARDO MELLO QUER MASSIFICAR TÊNIS EM CAMPINAS

O Instituto Ricardo Mello realizou uma parceria com o Instituto Tênis e a Secretaria de Esportes do Município de Campinas para ativar o CEAR (Centro Esportivo de Alto Rendimento de Campinas). O complexo será palco de um projeto social de massificação do tênis e de treinamento de alto rendimento e especialização da modalidade.

“Este local tem muito potencial e com um bom projeto e profissionais competentes, pode se tornar referência nacional. Campinas está precisando disso em todos os esportes, mas especificamente no tênis, temos que fazer alguma coisa de imediato. Campinas tem muitas comunidades carentes com uma cultura já de tênis, o que não é normal no Brasil e temos que potencializar isso. Não quero esperar o ano que vem, quero começar logo alguma coisa forte no tênis para a cidade”, disse Mello.

Confira a matéria sobre o projeto de treinamento de Mello no CEAR: https://www.youtube.com/watch?v=JEXEn3ruL6I

RESULTADOS – PRIMEIRA RODADA (15/09)
[1]Diego Schwartzman (ARG) v. Renzo Olivo (ARG), 6/4 6/2
[5]Guido Andreozzi (ARG) v. Leonardo Telles (BRA), 6/4 6/3
[7]Guilherme Clezar (BRA) v. Gonzalo Lama (CHI), 6/4 6/1
Andrea Collarini (ARG) v. Martin Alund (ARG), 2/6 6/3 6/4
José Pereira (BRA) v. Bruno Sant’anna (BRA), 6/1 2/0 des. 

O Campeonato Internacional de Tênis de Campinas é apresentado pelo Itaú, tem o copatrocínio da Tetra Pak®, Raízen, Stella Artois, PUC-Campinas, Teleperformance, Optimum Nutrition (ON), Azul - Transportador Oficial. O torneio tem o apoios de mídia do SporTV, EPTV, Época, Nova Brasil FM e Correio Popular, e apoios da Prefeitura de Campinas, Sociedade Hípica de Campinas, Instituto Proa, Sonne, Federação Paulista de Tênis e ATP Challenger Tour. A realização do torneio é feita pelo Instituto Sports.

Campeonato Internacional de Tênis de Campinas
Premiação: US$ 40 mil + hospedagem
Período: de 13 a 21 de setembro de 2014
Local: Sociedade Hípica de Campinas
Rua Buriti, s/n (Estrada dos Sousas)
Jardim das Palmeiras - Campinas/ SP

#CampinasATPChallenger
Site: 
www.institutosports.com.br
Redes Sociais: Facebook (/institutosports); Twitter (@institutosports); e Instagram (institutosports)
Jogos na TV: SporTV transmite ao vivo as partidas das semifinais (20/04) e final (21/04)
Jogos na Internet: 
new.livestream.com/atp (de segunda-feira a domingo, jogos das quadras central e 1)