NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Campinas 2014
16 de
Set de
2014
Sósia de Monfils, ex-número 1 do mundo juvenil vence em Campinas
Às 16h32
Foto: João Pires/Fotojump

Uma das principais apostas do tênis francês estreou com vitória na chave de simples do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, apresentado pelo Itaú. Gianni Mina, 22 anos,  ex-número 1 do mundo no circuito juvenil desbancou nesta terça-feira o compatriota Axel Michon, cabeça 6, que não resistiu às dores no punho direito e abandonou a partida quando o placar mostrava 6/1 4/1.

Apesar da desistência - com Michon poucas vezes oferecendo ritmo de jogo - Mina mostrou-se satisfeito com sua performance em quadra. "Consegui jogar de forma sólida, muito bem taticamente e sem oferecer muitas chances para ele se recuperar", disse o futuro adversário Christian Lindell ou Caio Silva na segunda rodada em Campinas.

Seja no complexo de Roland Garros ou na Sociedade Hípica, a semelhança de Mina com o francês Gael Monfil é evidente no cabelo e porte físico, embora Mina não concorde totalmente.

"Se você olhar de perto, não me pareço tanto, mas adoraria jogar como ele, um tenista incrível. Lembro que quando eu jogava os Slams no juvenil, as pessoas que passavam pela minha quadra ficavam perguntando umas as outras se aquele era realmente o Monfils".

A experiência de Mina no Brasil tem sido um tanto inusitada, já que ele pela primeira vez viaja ao lado do pai, Jean-Denis, que finalmente conseguiu tirar alguns dias de folga do departamento de recursos humanos de um hospital na França. A decisão por vir a Campinas é baseada em diversos aspectos:

"Aqui não há tanta altitude e as quadras de saibro são muito boas, o que favorece meu estilo de jogo. Além disso, a atmosfera aqui é incrível, as pessoas são receptivas e guardo boas memórias quando vinha ao Brasil para jogar como juvenil".

As melhores lembranças da carreira de Mina ainda são de fato como tenista juvenil. O francês foi finalista na chave juvenil de Roland Garros, campeão do Orange Bowl, um dos mais tradicionais torneios do circuito, e fechou com chave de ouro sua carreira antes do profissional ao alcançar há quatro anos o topo do ranking mundial juvenil.

"Todas as pessoas me apontavam como a grande aposta do tênis francês, alguém que no futuro poderia finalmente quebrar o jejum local de títulos em Roland Garros, mas aí vieram as lesões e passei quase dois anos sem jogar", revela, mostrando a região onde rompeu o ligamento do punho.

Para Mina, seu melhor tênis começou a aparecer no final de março deste ano, quando as dores no punho pararam de lhe atormentar. A realidade é que o tenista vive seu melhor ranking na carreira (324o colocado na ATP), venceu um Future no Marrocos em junho e passou o quali do ATP 250 de Gstaad, na Suíça. "Quero alcançar no final de 2015 o meu lugar no top 100, este é o meu lugar", crava.

O Campeonato Internacional de Tênis de Campinas é apresentado pelo Itaú, tem o copatrocínio da Tetra Pak®, Raízen, Stella Artois, PUC-Campinas, Teleperformance, Optimum Nutrition (ON), Azul - Transportador Oficial. O torneio tem o apoios de mídia do SporTV, EPTV, Época, Nova Brasil FM e Correio Popular, e apoios da Prefeitura de Campinas, Sociedade Hípica de Campinas, Instituto Proa, Sonne, Federação Paulista de Tênis e ATP Challenger Tour. A realização do torneio é feita pelo Instituto Sports.

Campeonato Internacional de Tênis de Campinas
Premiação: US$ 40 mil + hospedagem
Período: de 13 a 21 de setembro de 2014
Local: Sociedade Hípica de Campinas
Rua Buriti, s/n (Estrada dos Sousas)
Jardim das Palmeiras - Campinas/ SP

#CampinasATPChallenger
Site: www.institutosports.com.br
Redes Sociais: Facebook (/institutosports); Twitter (@institutosports); e Instagram (institutosports)
Jogos na TV: SporTV transmite ao vivo as partidas das semifinais (20/04) e final (21/04)
Jogos na Internet: new.livestream.com/atp (de segunda-feira a domingo, jogos das quadras central e 1)