NOTÍCIAS > IS Open - 1ª edição
22 de
Abr de
2012
Ricardo Mello estreia no IS Open nesta segunda em busca do 16º challenger da carreira
Às 17h58
Foto: Gabriel Inamine

São Paulo - O campineiro Ricardo Mello, número 123 no ranking da ATP, é a principal atração da abertura da chave principal do IS Open, disputado nas quadras do Clube Paineiras do Morumby (Av. Dr. Alberto Penteado, 605 – Morumbi), na capital paulista. Terceiro favorito da competição, Mello estreia contra o português Gastão Elias, de 21 anos 205º colocado na ATP. A partida é a terceira programada para a quadra central, que terá jogos a partir das 10h.

 

Com 15 títulos da série Challenger, Mello, de 31 anos pode igualar o recorde do japonês Takao Suzuki, com 16 triunfos. Para conquistar o objetivo, no entanto, primeiro ele terá de superar o português Elias. Os dois tenistas se enfrentaram apenas uma vez com vitória para Elias, no Challenger de Buenos Aires, em 2011, parciais de 6/3, 4/6 e 7/6(4).  “Perdi para ele no final do ano passado. Foi uma partida dura, pois tive match-point a meu favor, então espero uma partida difícil. Todos os jogos da primeira estão duros, por isso é preciso uma boa preparação logo no primeiro dia para sair com a vitória”, comenta Mello.

 

Ex-número 50 da ATP, o terceiro melhor brasileiro na lista busca somar pontos importantes para retornar ao top 100. “Quero baixar meu ranking rapidamente, os qualifyings de Challengers estão cada vez mais duros. Espero voltar ao top 100 logo para entrar direto nos principais torneios”, explica o tenista de Campinas.

 

O jovem de 18 anos, João Pedro Sorgi número 607 no ranking da ATP e convidado pela organização IS Open para entrar direto na chave principal também estreia nesta segunda diante do australiano James Duckworth, 179º na ATP. Sorgi vem embalado após vencer sua segunda partida em torneios Challengers, na última semana, em Santos. “Estou confiante, semana passada foi a melhor da minha carreira e me senti muito bem em quadra. O convite para a chave foi muito importante, principalmente, pela experiência de enfrentar tenistas de um nível tão alto”, comemora.

 

Sorgi espera dificuldade diante de Duckworth. “Nunca joguei contra ele, mas soube que é bom sacador. Tenho que entrar com uma tática boa como na semana passada e passar da estreia”, diz.  A revelação brasileira tem como principal meta finalizar o ano entre os 300 melhores do ranking da ATP.

 

Outro destaque da programação é a rodada noturna com a estreia do paulista Thiago Alves, número 152 na ATP e quinto cabeça-de-chave do IS Open, prevista para as 18h30. Alves, que assim como Mello luta para retornar ao top 100, faz a primeira partida diante do argentino Pablo Galdon, 251º na ATP. Os dois se enfrentaram apenas uma vez, no ano passado. O brasileiro levou a melhor jogando em sua cidade natal São José do Rio Petro com vitória em três sets, parciais de 4/6, 6/3 e 6/4.

 

Confira a programação dos jogos desta segunda-feira [23/abr/2012]

 

10h - Quadra Central

Qualifying -

C Lindell (BRA) vs A Brizzi (ITA)

 

Não antes das 11h30

[WC] F Romboli (BRA) vs N Ciric (SRB)

G Elias (POR) vs [3] R Mello (BRA)

 

Não antes das 16h

J Duckworth (AUS) vs [WC] J Sorgi (BRA)

 

Não antes das 18h30

[5] T Alves (BRA) vs P Galdon (ARG)

 

10h - Quadra 1

Qualifying

M Gawron (POL) or A Laranja (BRA) vs L Kirche (BRA) or G Rivera-Aranguiz (CHI)

 

Não antes das 11h30

[1] B Kavcic (SLO) vs M Gonzalez (ARG)

 

Não antes das 13h

G Duran (ARG) / A Molteni (ARG) vs [WC] L Kirche (BRA) / O Santos Jr (BRA)

 

Não antes das 14h30

M Gonzalez (ARG) / N Pastor (ARG) vs A Behar (URU) / C Salamanca (COL)

F Arguello (ARG) / A Velotti (ARG) vs [2] G Andreozzi (ARG) / F Romboli (BRA)

 

10h - Quadra 2

Qualifying

G Andreozzi (ARG) vs A Ghem (BRA)

 

Não antes das 11h30

S Decoud (ARG) vs M Crugnola (ITA)

 

Não antes das 14h30

[1] P Capdeville (CHI) / M Felder (URU) vs N Ciric (SRB) / G Tosic (MNE)

 

10h - Quadra 3

Qualifying - D Dzumhur (BIH) vs D Marcan (CRO)

 

 

Qualifying – A chuva deste domingo na capital paulista obrigou à organização do IS Open a transferir a programação válida pela segunda rodada do qualifying para as quadras cobertas do Clube Paineiras do Morumby. Dos cinco brasileiros presentes na chave, dois já avançaram para rodada decisiva e buscam nesta segunda-feira uma vaga na chave principal da competição.


O gaúcho André Ghem precisou de três sets para superar o norte-americano Andrea Collarini, parciais de 3/6, 7/5 e 6/2. Por uma vaga na chave principal ele encara o argentino Guido Andreozzi, que passou pelo austríaco Gerald Melzer por 6/2 e 6/1. Quem também avançou à última rodada do quali foi o carioca Christian Lindell com vitória sobre Andres Molteni, da Argentina, por duplo 6/3. Lindell encara agora o italiano Alberto Brizzi algoz do brasileiro Fabiano de Paula. Leonardo Kirche e Augusto Laranja ainda estão em quadra.

 

IS Open – Resultados da segunda rodada do qualifying [22/abr/2012]

 

Guido Andreozzi (ARG) d. Gerald Melzer (AUT) 6/2  6/1

Andre Ghem (BRA) d. Andrea Collarini (USA) 3/6 7/5 6/2

Christian Lindell (BRA)  d. Andres Molteni (ARG) 6/3 6/3

Alberto Brizzi (ITA) d. Fabiano De Paula (BRA) 7/5 6/1

Dino Marcan (CRO) d. Guillermo Duran (ARG) 7/5 6/0

Damir Dzumhur (BIH) d. Duilio Beretta (PER) 6/0 6/7(9) 6/0

Wild Cards na Chave Principal – Quatro tenistas foram contemplados com convite para a chave principal do IS Open: o paulista João Sorgi, integrante da equipe Olímpica Rio-2016, ex-top 10 juvenil do mundo e atual 606º da ATP; alagoano Tiago Fernandes, que quando juvenil foi campeão do Australian Open e hoje ocupa o 691º posto do ranking mundial; o paulista Enrique Bogo, líder do ranking estadual na categoria 18 anos; e o carioca Fernando Romboli, número 366 no ranking da ATP.

 

Rodadas Noturnas e Jogos pela TV - Além das partidas diurnas, a programação do IS Open também prevê a realização de rodadas noturnas, de segunda (23/abr) a quinta-feira (26/abr). As partidas da semifinal e final serão transmitidas pelo BandSports, respectivamente na sexta-feira (27/abr) e sábado (28/abr).

 

Informações na Internet - Todos os jogos do IS Open, inclusive os do qualifying podem ser acompanhados pelo Live Score da ATP (www.atpworldtour.com) e algumas partidas serão transmitidas pelo (www.e-tennis.tv). Informações sobre o evento também podem ser conferidas no site do Instituto Sports (www.institutosports.com.br), no Twitter (@institutosports) e no Facebook (facebook.com/institutosports).

 

O IS Open é apresentado pela Stella Artois, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte/ Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com o patrocínio de HP Impressoras e Multifuncionais, PontoFrio.com, Tetra Pak, Itaú, Riachuelo, ASICS, Teleperformance e Braskem e o apoio de Santos Brasil, Rio Quente Resorts, Safran Morpho, Clube Paineiras do Morumby, Federação Paulista de Tênis, ATP Challenger Tour, Revista IstoÉ Dinheiro, BandSports e Programa Rodrigo Barros & Você. A realização é do Instituto Sports.

 

IS Open

Período: de 21 a 28 de abril de 2012

Local: Clube Paineiras do Morumby (Av. Dr. Alberto Penteado, 605 – Morumbi – São Paulo/ SP)

Site: www.institutosports.com.br

Facebook: www.facebook.com/institutosports

Twitter: @institutosports