NOTÍCIAS > IS Open São Paulo
28 de
Out de
2014
Número 2 do mundo juvenil, Orlandinho recebe convite para o IS Open São Paulo 2014
Às 10h49
Foto: João Pires/Fotojump

Maior promessa do tênis nacional cita Guga como inspiração

Atual número 2 do mundo no juvenil, Orlando Luz está confirmado entre os principais destaques do IS Open São Paulo 2014, que acontece entre 1 e 9 de novembro. Para o público - que tem entrada gratuita no Clube Paineiras do Morumby - será a primeira oportunidade na temporada para ver de perto uma das maiores promessas do tênis brasileiro, que neste ano fez história ao quebrar o tabu nacional de 33 anos sem título do Banana Bowl e na sequência vencer a Copa Gerdau. Ainda em 2014, Orlandinho coroou a brilhante temporada no juvenil com os títulos nas duplas em Wimbledon e as medalhas de ouro e prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China, em duplas e simples, respectivamente.

O tenista, de 16 anos, agradece a oportunidade de jogar a chave principal da quarta edição do IS Open São Paulo. "Fico bastante feliz pelo convite. Para a gente que está começando é fundamental receber esta oportunidade. Será um prazer jogar em São Paulo, tenho feito bons jogos e me sinto preparado para jogar neste nível do profissional", disse o gaúcho, natural de Carazinho, que apesar da pouca idade já fala em deixar os torneios juvenis em pouco tempo, priorizando no calendário 2014/2015 uma gira mais concentrada em torneios profissionais.

"Não me vejo jogando entre os juvenis por muito mais tempo. Imagino que o meu calendário para o ano que vem esteja montado muito mais em cima de torneios Futures e ATP Challengers que competições juvenis. Eu gostaria muito de buscar a posição de número 1 do mundo (juvenil), mas por conta dessas escolhas de calendário acho que vai ser difícil eu alcançar isso", avalia Orlandinho que nesta semana conseguiu passar o quali do Future de Porto Alegre, o sétimo torneio do tenista entre os profissionais.

O status de prodígio não é para menos, aos 15 anos ele conquistou seu primeiro ponto ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), superando em idade quase todos os principais nomes do tênis brasileiro em simples, na atualidade: Thomaz Bellucci (16 anos), João Souza, o Feijão (17), André Ghem (20), Rogério Dutra Silva (18) e Guilherme Clezar (15). Este ano, em Santa Maria (RS), Orlandinho alcançou a semifinal da competição, seu melhor resultado até agora.

Para o tenista, ser apontado como a principal aposta do tênis brasileiro lhe causa um misto de sensações. "Eu sinto um pouco de pressão e orgulho ao mesmo tempo, mas sei que ainda tenho muita coisa para trabalhar. Me inspiro muito no Guga (para lidar com a cobrança), um cara que tem uma história incrível e representou muito bem o Brasil, assim como admiro também o Thomaz (Bellucci) que vem jogando muito bem. Como disse, ainda falta muita coisa, mas quero ir buscando meu espaço", finaliza.

Perfil
Nome: Orlando Luz
Idade: 16 anos (08/02/1998)
Cidade: Carazinho, Rio Grande do Sul
Ranking Juvenil: 2o colocado
Ranking Profissional: 1027o
Melhor ranking: 993o
Local de Treinamento: Itamirim Clube de Campo/SC

O IS Open São Paulo 2014 é apresentado pela Raízen, com o co-patrocínio da Comgás, Estácio, Itaú e Optimum Nutrition (ON). O torneio tem os apoios do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Clube Paineiras do Morumby, ITF Pro Circuit, Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Sports.

IS Open São Paulo 2014
Future - US$ 10 mil
De 1 a 9 de novembro de 2014
Endereço: Av. Dr. Alberto Penteado, 605, Morumbi - São Paulo

Programação do Evento
Dias 1 e 2/nov [sábado e domingo] - fase qualificatória para a chave principal
De 3 a 7/nov [segunda a sexta-feira] - disputa eliminatória da chave principal
Dia 8/nov [sábado] - partidas da semifinal
Dia 9/nov [domingo] - final

#ISOpen
Site: www.institutosports.com.br
Redes Sociais: Facebook (/institutosports); Twitter (@institutosports); e Instagram (institutosports); Youtube (/institutosports)
Placar Ao Vivo: www.itftennis.com