NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Santos 2015
17 de
Abr de
2015
Monteiro ganha convite e aposta em melhor momento da carreira para surpreender em Santos
Às 12h44
Foto: João Pires/Fotojump

Cearense tem conquistado vitórias importantes em 2015

Depois de Rogério Dutra Silva e Orlando Luz, é a vez do tenista cearense Thiago Monteiro ser anunciado como terceiro convidado da organização para jogar a chave principal do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado pela Santos Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que tem início neste sábado, às 10h, com a rodada de abertura do qualifying nas quadras do Tênis Clube. A entrada é gratuita.

Aos 20 anos, o brasileiro demonstra confiança para desempenhar seu melhor nível de tênis no litoral paulista. "Agradeço ao Instituto Sports pela oportunidade de jogar a chave principal em Santos, venho de boas vitórias em (qualis) ATPs 250 (Houston e Buenos Aires). Sinto que estou no meu melhor momento e com certeza eu aproveitarei da melhor forma possível esse convite", disse Monteiro que, embora esteja distante do seu melhor ranking - atualmente ocupa a 438a colocação -, tem feito progressos na temporada.

O bom momento avaliado pelo tenista na atualidade se baseia em três pilares: evolução técnica, mental e importantes vitórias sobre nomes respeitados no circuito mundial, como o ex-top 50 Ryan Harrison, dos Estados Unidos, Guido Pella, da Argentina, e o campeão juvenil de Wimbledon Gianluigi Quinzi, da Itália. "Acredito que hoje eu esteja melhor do que quando meu ranking era 254 do mundo e vejo também que tenho totais condições de recuperar essa posição ou até mesmo superá-la em breve", avalia o tenista que tem como meta para 2015 jogar o US Open e entrar pela primeira vez para o top 250.

Essa evolução de Monteiro, entretanto, se contrasta com a temporada passada, quando o canhoto sofreu lesão na região do joelho, recuperou-se e logo em seguida teve problemas com o cotovelo. Resultado: foram 6 meses de recuperação, o que fez seu ranking despencar mais de 250 posições no intervalo de 11 meses. Segundo Monteiro, que vive a fase intermediária da transição para o profissional, o seu momento no circuito é seguir evoluindo em todos os aspectos do jogo.

"São muitos jogadores experientes no circuito querendo ganhar de você, tenho que estar preparado principalmente no mental. Tenho, inclusive, melhorado muito nesse aspecto e quero continuar evoluindo. É importante ter a capacidade de analisar como está a partida e seguir a intensidade do jogo sem oferecer brechas para oscilações. Quando se consegue isso e também estabelecer um padrão de jogo, já será um grande passo para se estabelecer como profissional", finaliza.

PERFIL - THIAGO MONTEIRO
Cidade: Fortaleza/CE
Residência: Rio de Janeiro
Idade: 20 anos
Empunhadura: Canhota
Treinador: Duda Matos
Melhor campanha em Santos: 1a rodada (d. Emilio Gomez)
Melhor ranking: 254a posição
Ranking: atual: 438a
Títulos: 5 ITF Future [Holanda, Turquia (2) e Brasil (2)]

PROGRAMAÇÃO - SÁBADO (18/04)
Nesta sexta-feira, após às 21h, será anunciada a programação do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado pela Santos Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com horários e jogos deste sábado, válidos pela primeira rodada do qualifying.

------

CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TÊNIS DE SANTOS
ATP Challenger - Premiação de US$ 50 mil
Período: de 18 a 26 de abril de 2015
Local: Rua Minas Gerais, 37 - Boqueirão, Santos
Entrada gratuita

TRANSMISSÃO DAS PARTIDAS - A entrada no Tênis Clube de Santos é gratuita, porém todos os jogos podem ser acompanhados ponto a ponto pelo Live Score do site da ATP (www.atpworldtour.com). Imagens dos confrontos da chave principal, disputados nas quadras central e 1, têm transmissão pelo LiveStream da ATP (new.livestream.com/atp).

SITE, TWITTER, FACEBOOK e INSTAGRAM - Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), twitter (@institutosports) e facebook (/institutosports). Imagens serão postadas no Instagram "Instituto Sports". A hashtag oficial do evento é: #santosatpchallenger

O Campeonato Internacional de Tênis de Santos é apresentado pela Santos Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com copatrocínio de Itaú, Alupar, Taesa, Teleperformance, Azul - a transportadora oficial e Stella Artois- e apoio de Sonne, Prefeitura de Santos, Tênis Clube de Santos, A Tribuna e ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.