NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Santos 2015
20 de
Abr de
2015
Ghem vence na estreia e busca o melhor ranking da carreira em Santos
Às 15h56
Foto: João Pires/Fotojump

Pereira, Sakamoto e Hocevar passam o quali e disputam a chave principal

Com destaques do tênis brasileiro e internacional, começou nesta segunda-feira a chave principal da quinta edição do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado pela Santos Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A quadra central do Tênis Clube recebeu bom público para assistir ao atual número 3 do Brasil, André Ghem, jogar em alto nível para eliminar o francês Gianni Mina, ex-número 1 do mundo no juvenil, com 6/4 6/2.

"Pelas condições lentas, Santos é um torneio que exige do tenista todas as técnicas sobre como jogar no saibro, mas foi uma boa estreia, me senti bem. Consegui construir minha vitória me mantendo sereno em quadra e com padrão de jogo, embora ele (Mina) tenha saído na frente do placar com dois games a zero", afirmou o gaúcho, 32 anos, que em 2013 havia passado pelo mesmo tenista europeu em Campinas/SP. 

YOUTUBE: assista entrevistas e os melhores lances do torneio no canal do Instituto Sports: www.youtube.com/institutosports

Esta primeira vitória no litoral paulista colocará Ghem de volta ao top 150 do mundo e próximo de bater o seu melhor ranking, a 148a posição. Apesar dos números ao seu favor, o gaúcho natural de Porto Alegre prefere concentrar primeiro seus esforços em evoluir tecnicamente, jogo após jogo, antes de pensar em pontuação na ATP.

"Estou buscando uma subida de nível sem pensar muito em ponto e ranking. Essa sequência de vitórias e bons resultados trazem mais confiança para eu seguir evoluindo", avalia o tenista de 32 anos que agora espera nas oitavas de final o qualifier Ricardo Hocevar ou o boliviano Hugo Dellien, que no mês passado defendeu o seu país na Copa Davis em confronto vencido pelo México. 

+ DESTAQUES
A segunda-feira também marcou a queda do campeão juvenil de Roland Garros, o chileno Christian Garin, para o belga Germain Gigounon, parciais de 6/2 6/3. Uma das grandes surpresas em Santos no ano passado, Axel Michon precisou de 3h07min em quadra para superar o belga Julien Cagnina: 6/1 7/6 (7) 7/6 (6).

FINAIS DO QUALI
O tênis brasileiro estará representado em Santos por 10 jogadores na chave. Pedro Sakamoto, que em 2014 ficou a uma vitória de passar o quali, derrotou com facilidade o argentino Federico Coria, 6/1 6/3. "Eu almejo muito mais que passar apenas o quali. Estou jogando muito bem, mas ainda falta um grande resultado para confirmar esse momento positivo", disse o paulista, que agora duela com o gaúcho Guilherme Clezar, cabeça 6.

Ricardo Hocevar se deu melhor que Caio Zampieri no décimo encontro dos tenistas no circuito profissional. Vitória por 6/2 3/6 7/5, enquanto o argentino Agustin Velotti venceu o jovem João Menezes, 18 anos, por 4/6 6/2 7/5. A última vaga ficou com o pernambucano José Pereira. Animado com o título da irmã Teliana no WTA de Bogotá, ele passou por Fabricio Neis com 6/7 (3) 6/2 6/4 e estreia na chave principal contra o norte-americano Chase Buchanan, cabeça 5.

CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TÊNIS DE SANTOS
ATP Challenger - Premiação de US$ 50 mil
Período: de 18 a 26 de abril de 2015
Local: Rua Minas Gerais, 37 - Boqueirão, Santos
Entrada gratuita

TRANSMISSÃO DAS PARTIDAS - A entrada no Tênis Clube de Santos é gratuita, porém todos os jogos podem ser acompanhados ponto a ponto pelo Live Score do site da ATP (www.atpworldtour.com). Imagens dos confrontos da chave principal, disputados nas quadras central e 1, têm transmissão pelo LiveStream da ATP (new.livestream.com/atp).

SITE, TWITTER, FACEBOOK e INSTAGRAM - Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), twitter (@institutosports) e facebook (/institutosports). Imagens serão postadas no Instagram "Instituto Sports". A hashtag oficial do evento é: #santosatpchallenger

O Campeonato Internacional de Tênis de Santos é apresentado pela Santos Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com copatrocínio de Itaú, Alupar, Taesa, Teleperformance, Azul - a transportadora oficial e Stella Artois- e apoio de Sonne, Prefeitura de Santos, Tênis Clube de Santos, A Tribuna e ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.