NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Campinas 2015
23 de
Set de
2015
Ghem vira em ‘duelo de gerações’ com Zormann e vai às quartas em Campinas
Às 15h49
Foto: João Pires/Fotojump

Gaúcho de 33 anos supera promessa de 19 no terceiro set

A experiência venceu o "duelo de gerações" da segunda rodada do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O gaúcho André Ghem, de 33 anos, virou a partida contra o paulista Marcelo Zormann, 19, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/1.

"Estava esperando minha chance. Desde o começo do jogo, tive poucas oportunidades, porque ele estava jogando muito bem, sem abrir portas. Quando ela apareceu, consegui aproveitar e ele baixou, enquanto eu aumentei de produção. Fui mais paciente no terceiro do que no primeiro, quando estava querendo definir cedo demais os pontos", comentou Ghem, atual vice-campeão do torneio.

Ghem aprovou o comportamento de Zormann e vê um futuro promissor para o garoto: "Gostei da atitude dele em quadra. Ficou ali tentando o jogo inteiro, focado nas coisas que tinha que fazer. O caminho é longo, não tem atalho para ninguém. Tem que continuar trabalhando e jogando. Acho que ele está no caminho certo". Já garantindo nas quartas de final, Ghem espera o vencedor do jogo entre o paulista Rogério Dutra Silva e o chileno Juan Carlos Saez.

Atual campeão e Rogerinho passam pela estreia e jogam nesta quinta

Em busca do segundo título consecutivo em Campinas, o argentino Diego Schwartzman avançou para a segunda rodada ao derrotar o pernambucano José Pereira com parciais de 6/2 e 7/5. O número 80 do ranking esteve com quebra abaixo duas vezes no segundo set, mas conseguiu evitar o terceiro.

"Quis fazer as coisas acontecerem de forma mais rápida, jogar pontos mais curtos, e exagerei um pouco, cometi erros. Ele melhorou um pouco, sacou bem e jogou melhor de fundo, errou menos em bolas fáceis. Depois o calor me cansou um pouco, a viagem e a diferença de horário também pesaram", comentou Schwartzman.

O próximo adversário de Schwartzman, não antes das 17h desta quinta-feira, será o também argentino Guido Andreozzi, contra quem o atual campeão do torneio tem cinco triunfos seguidos. "É um grande jogador. As últimas vitórias foram muito difíceis. Ele joga muito bem e nos enfrentamos aqui na semifinal ano passado, foi uma partida bem longa", acrescentou o cabeça de chave 1 da competição.

O paulista Rogério Dutra Silva também estreou com vitória em sets diretos, contra o português Frederico Silva, por 6/2 e 6/4. "No segundo set eu tive break point no primeiro game, não consegui quebrar. Se tivesse conseguido, teria sido um pouco mais tranquilo. Mas primeira rodada é difícil. Treino é treino, jogo é jogo. Estava treinando muito bem, mas na hora do jogo você precisa dar um jeito de passar pela estreia", comentou o 167º do mundo.

Na segunda rodada, Rogerinho encara o chileno Juan Carlos Saez pela terceira vez neste ano, após tê-lo vencido nas outras duas. "Me dá um pouco mais de confiança, mas é um jogo duro. Ele vem jogando muito bem também. Vou tentar imprimir meu jogo, minha intensidade, ver se consigo jogar melhor do que hoje, para tentar passar por mais um dia no torneio", completou o paulista. A partida terá início não antes das 19h desta quinta.

Segundo favorito ao título, o argentino Guido Pella superou o português Gastão Elias logo na estreia, por 6/4 e 6/1. O campeão da edição de 2012 terá pela frente o compatriota Agustin Velotti. O jogo começa às 13h desta quinta. Em seguida, o carioca Carlos Eduardo Severino busca uma vaga nas quartas contra o argentino Nicolas Kicker.

RESULTADOS DE QUARTA-FEIRA 23/9
André Ghem (BRA) d. Marcelo Zormann (BRA), 3/6 6/4 6/1 
Rogério Dutra Silva (BRA) d. Frederico Silva (POR), 6/2 6/4
Guido Pella (ARG) d. Gastão Elias (POR), 6/4 6/1
Diego Schwartzman (ARG) d. José Pereira (BRA), 6/2 7/5

PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA - 24/9

Quadra Central - 13h
Guido Pella (ARG) vs. Agustin Velotti (ARG)
Carlos Eduardo Severino (BRA) vs. Nicolas Kicker (ARG)
Não antes de 17h
Diego Schwartzman (ARG) vs. Guido Andreozzi (ARG)
Não antes de 19h
Rogério Dutra Silva (BRA) vs. Juan Carlos Saez (CHI)

Quadra 1 - 15h
Guilherme Clezar/Fabrício Neis (BRA) vs. Gastão Elias/Frederico Silva (POR) ou Hugo Dellien (BOL)/Eduardo Dischinger (BRA)
Orlando Luz/Marcelo Zormann (BRA) vs. Andres Molteni (ARG)/Hans Podlipnik-Castillo (CHI)
Não antes de 17h
Facundo Arguello/Juan Ignacio Londero (ARG) vs. Facundo Bagnis/Guido Pella (ARG)
Não antes de 18h
Wilson Leite/Bruno Sant'anna (BRA) vs. Tiago Lopes/Carlos Eduardo Severino (BRA) ou Augusto Elias/Breno Lodis (BRA)

O Campeonato Internacional de Tênis de Campinas é apresentado pelo Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e tem o copatrocínio da VIVO, Alupar, Taesa, Azul - Transportadora Oficial -,PUC-Campinas, Rodobens, Stella Artois e Engemon. O torneio tem o apoio de mídia do EPTV, SporTV, Nova Brasil FM e Correio Popular, e apoios da Sociedade Hípica de Campinas e ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.

Campeonato Internacional de Tênis de Campinas
ATP Challenger - US$ 50 mil + Hospedagem
Período: de 19 a 27 de setembro de 2015
Local: Sociedade Hípica de Campinas
Rua Buruti s/n (Estrada de Souzas ) 
Bairro das Palmeiras - Campinas/ SP - Brasil

#CampinasATPChallenger
Site: www.institutosports.com.br
Redes Sociais: Facebook (/institutosports); Twitter (@institutosports); e Instagram (institutosports)
Jogos na TV: SporTV transmite ao vivo a final de simples (27/9)
Jogos na Internet: new.livestream.com/atp