NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Santos
23 de
Set de
2016
Monteiro vira contra argentino e representa o Brasil nas semifinais em Santos
Às 18h59
Foto: Nelson Toledo/Fotojump

Cearense vence no tiebreak do terceiro set e se junta a argentinos

O cearense Thiago Monteiro será o representante brasileiro nas semifinais do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado por Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O canhoto de 22 anos virou um jogo bastante disputado contra o argentino Nicolas Kicker nesta sexta-feira, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/6(4), após 2h36 de jogo, no Tênis Clube de Santos.

Os outros semifinalistas do torneio são da Argentina: Renzo Olivo e Agustin Velotti se enfrentam às 14h deste sábado, com entrada gratuita, e Monteiro joga na sequência contra Máximo González. Não antes das 17h, acontece a final de duplas do ATP Challenger em Santos.

Cabeça de chave 2 em Santos, Monteiro chegou a ter uma quebra de vantagem no terceiro set e sacou em 5/4, mas Kicker salvou dois match-points e igualou em 5/5. No entanto, o cearense prevaleceu no tiebreak decisivo e se garantiu em sua sexta semifinal na temporada. 

"O Kicker jogou muito bem hoje. O começo do jogo foi bem parelho. Acabei que perdi um saque, voltei depois e ele quebrou novamente. Ele foi bem agressivo, encurtei um pouco as bolas e ele aproveitou para mudar as direções e dominar os pontos. No segundo set, eu busquei sacar mais com o primeiro, tentar dominar com o meu forehand e atacar o backhand dele. Isso funcionou, até que saquei para o jogo no terceiro. Tive match-point, ele acabou acertando uma direita na fita que passou e os games estavam bem duros. Tive que me manter forte mentalmente e competitivo o tempo todo. Acreditei até o final", analisou Monteiro, que deve subir pelo menos para a 93ª posição do ranking.

Monteiro tentará sua segunda vitória em cinco confrontos diante de González na semifinal. "É um jogador bem experiente, joguei com ele algumas vezes e sempre foi duro. Ele é muito inteligente, muda bastante o ritmo do jogo, às vezes vem bem mais agressivo. Acho que o importante vai ser começar bem amanhã, com uma boa energia e tentar dominar os pontos novamente com o meu saque e forehand, ser mais agressivo que ele", disse o número 2 do Brasil.

Campeão em Santos há dois anos, González teve uma vitória tranquila contra o paulista Rogério Dutra Silva, por duplo 6/2. O resultado foi uma revanche na semifinal entre os dois em Barranquilla, na Colômbia, há duas semanas, quando Rogerinho havia levado a melhor.

Velotti conquista torcida brasileira

A outra semifinal foi definida com duas batalhas de três sets entre compatriotas. Agustin Velotti superou o principal favorito, Facundo Bagnis, por 6/1, 4/6 e 6/4, enquanto Renzo Olivo tirou Guido Andreozzi da disputa, com uma virada por 2/6, 7/6(3) e 6/3.

"Muito feliz pela vitória. Agradeço as pessoas, que hoje torceram para mim. Foi um jogo muito difícil, os dois estavam muito nervosos", comentou Velotti, que teve torcida contra na estreia diante de João "Feijão" Souza. O paulista chegou a ter dois match-points no confronto, mas o argentino avançou e agora está na semifinal.

"O tênis é assim. Em outros momentos eu perdi jogos como aquele. Graças a Deus consegui aproveitar, pude vencer o jogo contra João. Foi uma partida que me desgastou muito fisicamente, mas venho bem, tranquilo, com confiança e espero seguir desta forma", completou Velotti, campeão de um Challenger em Curitiba no início do mês.

Já Olivo está em busca de seu primeiro título de Challenger. Apesar de ter conquistado um excelente resultado no ATP 500 de Hamburgo, alcançando a semifinal, o jogador de Rosario atingirá seu melhor ranking na próxima semana, graças aos pontos já somados em Santos. Ele é atualmente o 120º da lista da ATP.

Resultados de sexta-feira (23/9):

Agustin Velotti (ARG) v. [1]Facundo Bagnis (ARG), 6/1 4/6 6/4

[4]Renzo Olivo (ARG) v. [6]Guido Andreozzi (ARG), 2/6 7/6(3) 6/3

[8]Máximo González (ARG) v. [3]Rogério Dutra Silva (BRA), 6/2 6/2

[2]Thiago Monteiro (BRA) v. Nicolas Kicker (ARG), 4/6 6/3 7/6(4)

Programação de sábado (24/9):

Quadra central  -14h

A. Velotti (ARG) vs [4] R. Olivo (ARG) 

A seguir

[8] M. Gonzalez (ARG) vs [2] T. Monteiro (BRA) 

Não antes das 17 horas

Final de duplas: [1] S. Galdos (PER) / M. Gonzalez (ARG) OU F. De Paula (BRA) / R. Olivo (ARG) vs F. Brandao (BRA) / O. Gutierrez (BRA) OU [2] R. Dutra Silva (BRA) / F. Neis (BRA) 

Confira a galeria completa de fotos do torneio no site: www.institutosports.com.br.

Assista a vídeos exclusivos do torneio em nosso canal do Youtube, a TV IS (www.youtube.com/institutosports).

Serviço:

Campeonato Internacional de Tênis de Santos- ATP Challenger

De 17 a 25 de setembro

Premiação Total US$ 50 mil

Tênis Clube de Santos

Rua Minas Gerais, 37 - Boqueirão - Santos-SP

Tel/Fax: (13) 3228-8100 - See more at: http://www.tcds.com.br/contato#sthash.2L7T2SoC.dpuf

Entrada Gratuita

SITE, TWITTER, FACEBOOK e INSTAGRAM - Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), twitter (@institutosports) e facebook (/institutosports). Imagens serão postadas no Instagram "Instituto Sports. A hashtag oficial do evento é: #santosatpchallenger

O Campeonato Internacional de Tênis de Santos é apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com copatrocínio de Rede, Aché, Alupar, Taesa, Santos Brasil e Stella Artois - e apoio de Tênis Clube de Santos, A Tribuna e ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.