NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Campinas 2012
18 de
Set de
2012
Tenistas e público aprovam união de tênis e sustentabilidade
Às 15h07
Foto: ©João Pires

Engajada em promover ações sustentáveis que vão desde a coleta seletiva, reciclagem de bolinhas de tênis e distribuição de caixinhas de água personalizadas 100% recicláveis e de matéria-prima renovável, a Tetra Pak, que apresenta o Campeonato Internacional de Tênis de Campinas deixa mais uma vez seu legado de ideias que colaboram para a preservação do meio ambiente e melhor aproveitamento dos materiais recicláveis na Sociedade Hípica de Campinas, novamente sede do Challenger de US$ 50 mil que acontece até o próximo domingo, 23 de setembro.

Desde a primeira edição deste ATP Challenger Tour, realizada em 2011, o clube campineiro de 54 anos de história resolveu adotar as ações sustentáveis promovidas pelo torneio de tênis dentro das suas dependências, uma iniciativa que transcendeu as quadras para facilitar o trabalho de reciclagem com coletores de lixos em diversos pontos do clube, além de colaborar para a conscientização ambiental dos associados, tenistas e torcedores que vêm acompanhar de perto os jogos do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas.

Beatriz Moraes Alves, 55 anos, sócia da Sociedade Hípica de Campina há mais de 30 anos, enaltece a parceria sustentável entre clube e torneio de tênis. “O clube abraçando esta iniciativa dá sinal de que está tendo ações de primeiro mundo, já que uma das principais preocupações do planeta é a coleta de lixo. Outra importância disso é que as crianças pequenas já aprendem onde colocar o lixo, sabem diferenciar as cores da lixeira e já vão entendendo o que é ser um cidadão ecologicamente correto”, disse a torcedora que vibrou do primeiro ao último ponto da partida vencida pelo campineiro Ricardo Mello sobre o argentino Facundo Bagnis, na primeira rodada do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas. .

Neste ano, a Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, resolveu expandir sua quantidade de coletores na Sociedade Hípica de Campinas a fim de garantir para o público mais facilidade no descarte de lixo além de assegurar que todas as embalagens sejam corretamente destinadas para a reciclagem.

Para os tenistas é importante um torneio deste porte ter esta preocupação com a educação e conscientização do público e dos próprios jogadores.

“É uma ideia muito legal e importante, principalmente neste mundo consumista que vivemos, onde só se consome e pouco se preocupa com a preservação e com o futuro. Conscientizar o público e os jogadores é muito importante e fazer isso em um torneio de tênis, tem tudo a ver, já que esporte é saúde e a sustentabilidade é justamente pensar em um futuro melhor, uma vida mais saudável”, falou Thiago Alves, número 3 do Brasil e 124o no ranking mundial da ATP pouco antes de estrear no Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, apresentado pela Tetra Pak.

Rogério Dutra Silva, número 2 do Brasil e um dos heróis da equipe brasileira na vitória da Copa Davis contra a Rússia também aprova a iniciativa.” Quanto mais informação melhor, tanto para o público quanto para os jogadores e não importa a idade. As crianças aprendem logo cedo e os adultos que ainda não conhecem os segredos da reciclagem podem se informar melhor”.

O Campeonato Internacional de Tênis de Campinas é apresentado pela Tetra Pak, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte, com o co-patrocínio de Itaú, Amil, Stella Artois, ASICS, Teleperformance e Comgás, o apoio de Safran Morpho, Rio Quente Resorts, Revista IstoÉ Dinheiro, Federação Paulista de Tênis, Sociedade Hípica de Campinas e Prefeitura de Campinas. A organização é do Instituto Sports.