NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Campinas 2012
19 de
Set de
2012
Estrutura profissional nos bastidores do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, apresentado pela Tetra Pak
Às 11h36
Foto: ©João Pires

 

Secretário de esportes aponta o evento como treino para Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

Quem chega na Sociedade Hípica para acompanhar os jogos do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, nem imagina a estrutura física e de pessoal necessária para que o espetáculo se realize.

Um grupo de 40 pessoas chega alguns dias antes para montar as arquibancadas  cobertas, construir o Stela Artois Hall,  colocar os painéis na quadra e levantar a tenda onde trabalham todas as pessoas envolvidas na organização do torneio.  E os números impressionam.

Por ser um evento da série Challenger da ATP com premiação de US$ 50 mil, algumas regras impostas pela entidade devem ser seguidas.

Os árbitros de cadeira, seis no total, e os 20 juízes de linha que se revezam nas quadras devem ter certificados pela ATP(Associação dos Tenistas Profissionais) ou ITF(Federação Internacional de Tênis). Para completar, 20 boleiros trabalham diariamente nas quatro quadras utilizadas pelo torneio.

Na área de organização, trabalham 25 pessoas para garantir um  campeonato sem problemas. O departamento médico, com  dois profissionais- fisioterapeuta e médico- especialistas  na área esportiva; um encordoador que trabalha sem parar, trocando em média a corda de 22 raquetes por dia; outro funcionário responsável pela lavanderia dos tenistas e pela marcação de quadras de treino, o pessoal de apoio e limpeza e finalmente a turma do placar online e da E-Tennis (www.e-tennis.tv). Na reta final da competição somamos ainda os profissionais responsáveis pelas transmissões de televisão. Ao todo são mais de 100 pessoas envolvidas diretamente para que o campeonato, se realize.

O Secretário Municipal de Esportes, Caio Carneiro Campos esteve acompanhando alguns jogos na Sociedade Hípica e falou sobre a importância de receber eventos deste porte na cidade.

“Estes eventos são, para nós, como um treino. Se a cidade quer pleitear ser subsede da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos tem que se preparar para isso treinando e a realização de eventos desta magnitude faz parte deste esforço, além de destacar esta modalidade esportiva, auxiliando na popularização do tênis”, falou Caio Carneiro Campos.

O Instituto Sports, organizador do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, apresentado pela Tetra Pak, busca a excelência na organização de cada um de seus eventos, agregando valor ao nome dos patrocinadores e apoiadores e auxiliando no desenvolvimento do esporte no Brasil.