NOTÍCIAS > Campeonato Internacional de Tênis de Campinas 2012
20 de
Set de
2012
Ortopedistas selecionados em projeto da SBRATE/Sanofi estagiam em Campinas antes de viajar para o Masters de Paris
Às 14h17
Foto: ©João Pires

Em sua segunda edição, o projeto Traveling Fellow, criado em parceria pela SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma Esportivo) com o reconhecido laboratório farmacêutico francês Sanofi, selecionou os ortopedistas André Manuel Inácio e Raphael Serra Cruz, ambos com 30 anos, para estagiar ao longo deste segundo semestre de 2012 nas mais variadas modalidades a fim de desenvolver o conhecimento referente à medicina esportiva.

Na programação elaborada pela SBRATE e Sanofi, que começou há 4 semanas com André e Manuel trabalhando nas equipes médicas dos clubes de futebol Atlético Mineiro e Flamengo, os ortopedistas passam esta semana no departamento médico do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, apresentado pela Tetra Pak, acompanhando desde esta segunda-feira o trabalho do Dr. Reinaldo Coelho, médico do torneio, e a fisioterapeuta Maria Cristina Arruda Neves, junto aos tenistas profissionais.

A rica experiência oferecida pela SBRATE e Sanofi tem agregado conhecimento na prática dos ortopedistas, uma imersão no mundo da medicina esportiva que eles aprovam. “O trabalho de campo que temos em Campinas agrega muita à nossa formação, pois o médico ou ortopedista ficam muito limitados ao hospital e centro cirúrgico. Aqui entendemos desde o mecanismo de lesão dentro da quadra, atendimento após a partida ao o regulamento sobre como funciona o torneio de tênis. Isso não aprenderíamos com os livros, é uma oportunidade única”, disse André, natural de Curitiba.

Do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, a dupla parte para conhecer os centros médicos das Universidades USP, Unifesp e Stanford, na Califórnia. Após essa experiência dentro do universo acadêmico, com especialistas na área de medicina esportiva, André e Raphael partem para o Masters 1000 de Paris, um dos maiores torneios do calendário da ATP. “É interessante acompanhar como é que funciona o departamento médico daqui, a estrutura montada, como funciona o atendimento aos jogadores e especificidades que são do tênis, vai acrescentar muito antes da nossa visita ao departamento médico do torneio em Paris”, declarou Raphael, que também passará pelos centros médicos de Wimbledon e Roland Garros.

Para o Dr. Rogério Teixeira, uma das principais referências brasileiras em ortopedia e traumatologia no meio esportivo, o projeto da SBRATE e Sanofi é de extrema importância pela vivência e diferentes experiências que um torneio de tênis do porte do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas pode oferecer. " A experiência de se viver o dia a dia do atendimento médico a atletas, onde eles praticam o seu esporte, é o grande diferencial da formação na medicina esportiva, e é por isso que esse programa de fellow da SBRATE em parceria com a Sanofi é tão importante. Ter a oportunidade de estar num torneio como esse, de Campinas, vendo as lesões e o atendimento aos tenistas no momento da competição é uma grande oportunidade para esses jovens ortopedistas melhorarem sua formação como um todo”, explica Teixeira, que integra a comissão da SBRATE.