8 de novembro de 2024
Ele chegou de mansinho, entrou pelo qualifying sem fazer barulho. Foi vencendo um jogo após o outro sem perder sets. Brasileiros e argentinos, todos caíram, até o argentino das quartas de final Juan La Serna, 633º do ranking e dono de dois títulos ITFs conquistados nesta temporada não resistiu e foi superado por 6/4 6/3.
Enzo Kohlmann de Freitas, 18 anos, não se intimidou. Com rosto de adolescente, e tênis de gente grande, impôs seu ritmo, jogou solto “e se tudo der certo, saio com a vitória”. Essa virou a frase final das entrevistas sobre a previsão para a próxima fase .
Está dando certo. Cada rodada mais perto de seus objetivos de terminar o ano com ranking perto de 1000. Hoje é o 1492º, com três pontos. Com a presença na semifinal, vai somar mais quatro e deve chegar perto de 1210.
Hoje Enzo Kohlman conseguiu o melhor resultado da ainda curta carreira.
“Estou muito contente, queria muito chegar nesta fase de um torneio, já tinha batido na trave, então estou muito feliz que consegui aproveitar a chance que eu tive. A gente treinou muito o ano todo, eu e o Juninho(técnico) que tem me ajudado muito, é um esforço da equipe toda”, disse o garoto que logo depois ligou para a mãe para contar da vitória.
O primeiro a garantir a vaga na semifinal do ITF M15 de Recife- Brasil Tennis Classic- foi Eduardo Ribeiro, que nem tomou conhecimento de Juan Estevez(ARG) e venceu por 6/3 6/0 em 58min de jogo. Ribeiro será o próximo adversário de Kohlmann na busca por uma vaga na final. Este confronto já garante um brasileiro na decisão de domingo. Ribeiro é o atual campeão do Brasil Tennis Classic em Recife, torneio que distribui um total de US$ 15 mil em prêmios e 15 pontos no ranking ao campeão.
“O mais importante para mim é recuperar o meu nível de tênis. Por uma série de coisas que acontecem na vida de um tenista, lesões, problemas diversos, eu não vinha jogando bem, mas aqui em Recife estou me sentindo muito bem. E que siga assim”, disse Eduardo Ribeiro.
Em seu último ano como juvenil, Kohlmann jogou apenas seis torneios profissionais até agora e não conhece a maioria dos jogadores que já tiveram um ranking melhor e estavam longe da sua realidade. Caso de Ribeiro, que já foi 316º do mundo.
“Eu não vi o Ribeiro jogar, mas será um jogo bom, sei que é um tenista experiente, que já está há muito tempo no circuito”, e para não deixar passar: “vou jogar solto, aproveitar o momento, e se tudo der certo, sair com a vitória”, disse Enzo sorrindo.
As semifinais acontecem neste sábado a partir das 10h30 no Lagoa Azul Tênis Clube, com entrada gratuita para o público. A final também seria às 10h30 de domingo e o público pode vir torcer pelo Brasil. Dudu Ribeiro ou Enzo Kohlmann terá pela frente o vencedor do confronto entre Bautista Vilicich(ARG) e o vendedor de Gustavo Almeida e Matia Soto(CHI). Esta partida será às 18 horas de hoje.
Serviço:
Ano VI Brasil Tennis Classic
04 a 11 de novembro
Lagoa Azul Tennis Clube
Rua Gonçalves de Magalhães, 699
Imbiribeira, Recife(PE)
A etapa de Recife do Ano VI Brasil Tennis Classic é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Vivo, Azul – Transportadora Oficial, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa e INNI Bola Oficial.
A etapa conta também com o apoio de Lagoa Azul Tênis Clube e Federação Pernambucana de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour – M15. A realização é do Instituto Sports.