5 de abril de 2025
Os argentinos Mariano Kestelboim e Gonzalo Villanueva conquistaram o troféu de campeão de duplas do 15º Campeonato Internacional de Campinas – ATP Challenger, disputado na Sociedade Hípica, na tarde deste sábado. A dupla agora faz parte do seleto grupo que eternizaram suas conquistas no torneio mais tradicional do calendário do tênis brasileiro. No domingo, às 11 horas, será disputada da final de simples por Tomas Barrios Vera (CHI) e Alvaro Guillen Meza (ECU). A entrada é gratuita.
Villanueva e Kestelboim – Foto: João Pires/Fotojump
A dupla argentina começou na frente e seguiu na liderança durante todo o primeiro set. O segundo teve início mais equilibrado e as duplas mantiveram seus serviços até os argentinos quebrarem e abrirem 6 a 5, porém na sequência, os japoneses devolveram a quebra. No tiebreak a dupla da Argentina levou a melhor e fecharam a partida em dois sets, 6/2 7/6 (5), em uma hora e 29 minutos.
Finalistas de duplas, Kestelboim e Villanueva e Watanabe e Yuzuki Foto: João Pires/Fotojump
A dupla argentina conquistou o segundo título em challenger, na temporada 2025. Em janeiro, a dupla conquistou o título no ATP 50 de Tigre, em casa, na Argentina. Com esta conquista a dupla somou 75 pontos e 4.980 dólares, cada um.
“Um título muito importante, por ser o segundo juntos neste anos e estamos muito contentes. Não esperávamos construímos passo a passo e seguimos. A semana foi linda, com quadras muito boas. O dia a dia foi difícil, por causa da chuva, mas organização fez com que tudo acontecesse de forma impecável” disse Mariano Kestelboim.
Com este título a Argentina chega ao quarto título com duplas formadas por dois argentinos e se iguala ao Brasil, que também soma quatro título com duplas 100% brasileiras.
A 15º edição do ATP Challenger de Campinas, é incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Kia – Carro Oficial, Vivara, Philco, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa, Costa do Sauípe – Parques e Resorts, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial, Faixa Azul, Aberje, Eletromidia e Federação Paulista de Tênis.
O evento é realizado na Sociedade Hípica de Campinas, e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.
Campeões de Duplas:
2011 – Marcel Felder (URU)/ Caio Zampieri (BRA)
2012 – Marcelo Demoliner (BRA) / João Souza (BRA)
2013 – Guido Andreozzi (ARG) / Maximo Gonzales (ARG)
2014 – Facundo Bagnis (ARG / Diego Schwartzman (ARG)
2015 – Andres Molteni (ARG) / Hans Podlipnik-Castillo (CHI)
2016 – Federico Coria (ARG) / Tomas Lipovsek Puches (SLO)
2017 – Maximo Gonzales (ARG) / Fabricio Neis (BRA)
2018 – Hugo Dellien (BOL) / Guillermo Duran (ARG)
2019 – Orlando Luz (BRA) / Rafael Matos (BRA)
2020 – Sadio Doumbia (FRA) / Fabien Reboul (FRA)
2021 – Rafael Matos (BRA) / Felipe Meligeni Alves (BRA)
2022 – Boris Arias (BOL) / Federico Zeballos (BOL)
2023 – Guido Andreozzi (ARG) / Guillermo Duran (ARG)
2024 – Mateus Alves (BRA) / Orlando Luz (BRA)
2025 – Mariano Kestelboim (ARG) / Gonzalo Villanueva (ARG)